Os Cabinha Encantam na TV Cultura Por: Kaika Luiz



Rock 'n' roll tocado por bateria de lata de goiabada, guitarra e contrabaixo de madeira colorida. Os intérpretes: artistas de 9 a 11 anos. Quer mais surpresas? É só ficar ligado na TV Cultura nesta segunda, dia 12, a partir das 23:45 h e na terça a partir das 12:30 h;  e conferir o show da banda de lata Os Cabinha.

São cinco meninos da Fundação Casa Grande - entidade gerida por crianças e adolescentes de Nova Olinda, cidade do sertão cearense do Cariri. Os cabinha, como são chamados os meninos no sertão. Esses, produzem seus instrumentos, compõem e gravam suas músicas no estúdio da Fundação. O quinteto viaja o mundo e já dividiu o palco com Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro e Lobão. Para saber mais, acesse o MySpace da bandinha de lata. A apresentação faz parte da série de shows Rumos da Música, edição 2007-2009, e vai ao ar pela TV Cultura às 23h40, logo após o programa Roda Viva.


Mais de Os Cabinha: Nova Olinda, cidade a 540 km de Fortaleza, CE, tem uma Casa Grande. Mas essa Casa Grande é habitada por crianças entre nove e 11 anos, que tem uma banda, Os Cabinha, bandinha de lata da Fundação Casa Grande. Crianças prodígio? Não, apenas crianças curiosas, que tiveram a oportunidade de ter contato com produção desde cedo. O palco do Itaú Cultural recebe no dia 4 de abril, em São Paulo, o show Som In Banda de Lata, d’Os Cabinha, esse grupo de meninos selecionados pelo programa Rumos, os cearenses da pacata Nova Olinda. Além dos músicos, estes cabinhas – denominação de menino no interior nordestino – são radialistas, câmeras, técnicos de som e recepcionistas de museu.



Também conhecidos como meninos da Casa Grande, eles fazem parte do projeto que levou o mundo ao interior do Ceará. Escola de comunicação e gestão cultural, a Fundação Casa Grande possui teatro, TV, editora, rádio e estúdio de áudio, onde Os Cabinha gravam seu primeiro CD. E "gravam" é literal: são eles mesmos a operarem o estúdio profissional – coisa que não é novidade nesta instituição totalmente gerida por crianças e adolescentes. O reconhecimento vem por meio das participações especiais. Paulinho Boca de Cantor e Arnaldo Antunes, duas atrações confirmadas. No espetáculo "Som in Banda de Lata", Os Cabinha imaginam que estão tocando e a platéia acredita que está ouvindo.
Os Cabinha é a terceira geração da banda de lata da Fundação Casa Grande. Com tradição de iniciação musical, ao logo dos anos eles se apresentaram ao lado de nomes como Lobão e Arnaldo Antunes, além da participação no espetáculo Mãe Gentil, de Ivaldo Bertazzo, com Zeca Baleiro.



revistaraiz.uol.com.br

Nenhum comentário: