Ivanildo Silveira e os Coronéis do Nordeste



Dr. Ivanildo Silveira

Caro amigo Severo

O Cariri Cangaço deste ano, vai arrebentar a "boca do balão", pela eficiência, temas tratados, palestrantes,número de participantes, consolidação, e por ai vai. O Cariri Cangaço é hoje, no Brasil, o maior Evento nesta espécie, e que congregará a maior seleção de estudiosos do tema. Isto, graças a sua atuação firme, dinâmica e poder de aglutinação, juntamente com a Danielle.


Conforme lhe falei, anteriormente, dentro de pouco tempo, vou concluir a Pesquisa sobre os principais "Coronéis" do nordeste; da Bahia ao Ceará;  que tiveram forte relação com Lampião. Já estou de posse de fotos inéditas, e de um documentário colorido , sobre o coronel Chico Romão de Serrita-PE, e o Combate da Fazenda Ipueira do coronel PedroXavier que pretendo expor no Cariri Cangaço 2010.


Um abraço cangaceiro, 
Ivanildo Silveira
Colecionador do Cangaço

NOTA CARIRI CANGAÇO: Dr Ivanildo Silveira é uma das personalidades mais significativas do universo da pesquisa sobre a temática do Cangaço; detalhista, zeloso, determinado; conseguiu ao longo do tempo, construir um grande legado de informações, inclusive com uma iconografia ímpar, se destacando como uma referência atualmente no tema. Dr. Ivanido Silveira estará entre nossos Conferencistas por ocasião do Cariri Cangaço 2010, com o tema: "Coronéis do Nordeste e Lampião".

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns aos organizadores, pelas temáticas e conferencistas de alto gabarito.

Ferreira Filho -
São José de Piranhas

Juliana Ischiara disse...

Caro Ivanildo, ratifico suas palavras, o Cariri Cangaço este ano promete,expectativa é grande. Se você já está pesquisando, teremos uma grande palestra sobre Coronéis e cangaceiros, imperdível. Além de uma exposição de fotografias fantástica.

Deus permitindo estarei lá.

Abraço

Juliana Ischiara

Anônimo disse...

Acho esta temática da ligação de Lampião e o cangaço em si, com as forças dominantes de então, e aqui, se destacam os cornéis; com certeza ainda precisam ser melhor analisadas, em sua complexidade e ambiquidade.

Por muito tempo se tentou encobrir muitos fatos e por outro lado, evitar mostrar de maneira nua e crua essa relação que era real; uma relação de auto dependência: cangaceiro - coronel e coronel-cangaceiro.

Destacamos o empenho dos senhores em amiudar essa análise. Infelizmente não poderei está presente em seu evento, mas estimo que possam trazer luzes enovidades, e depois quem sabe um livro ou mesmo um vídeo.

Desejo toda sorte e parabésn pelo evento.

Selma Sampaio - São Paulo