Algumas brasas acesas Por:Valdenor Neves Feitosa

.
Virgulino Ferreira em foto de 1922

Valdenor Neves Feitosa sobre a postagem

Parabéns, ao meu primo, Napoleão Tavares Neves, pelo excelente trabalho acerca de Sinhô Pereira. Como neto de "Ioiô Maroto", sei que o entrevero que o protagonizou Com Luiz Gonzaga Gomes de Ferraz, teve como causa a abordagem truculenta do Tenente Peregrino Montenegro, da polícia do Ceará, em 22 de abril de 1922. Neste ano e mês, Sinhô Pereira ainda encontrava-se na Região, em Pernambuco. Fato é que, logo que soube da "desfeita" sofrida pelo primo, em sua Fazenda Cristovão, Belmonte, acorreu até lá, mesmo estando de viagem marcada para o Duro, Goiás. 

Ofereceu-se ao primo para resolver a parada, ou seja, praticar a vindita sobre "Gonzaga". Logo, conclui-se que a sua segunda partida rumo ao Goiás, aconteceu logo após abril de 1922. Segundo meu avô Ioiô Maroto, após o episódio, Sinhô Pereira chegou à Fazenda Cristóvão, e assim falou: Ioiô, soube que você sofreu uma agressão, amando de Gonzaga? Já estou de saída para minha viagem, mas antes de ir, quero resolver essa "parada". Meu avô, respondeu-lhe: não. Vá sua viagem. Você já está de saída. Sinhô retrucou-lhe: assim é covardia, você sofrer uma desfeita e ficar por isso mesmo? Ioiô respondeu-lhe: não adianta eu sofrer uma desfeita e você querer resolver por mim. Vá sua viagem que, se um dia eu tiver coragem, eu mesmo resolvo. Sinhô disse: assim vou partir, mas vou recomendar a Virgulino pra que um dia, se você precisar, ele possa lhe ajudar a resolver isso. 

Diz-se ser fato uma das, “algumas brasas acesas” que Sinhô Pereira deixou prá Lampião apagar. Como se sabe, logo depois, Sinhô partiu rumo ao Duro, hoje Dianópolis onde reencontrou o seu primo, Luiz Padre. Ademais, todos sabem que em outubro de 1922, aconteceu o desfecho em Belmonte. 
Um fraternal abraço ao primo Napoleão Neves. 

Valdenor Neves Feitosa
( filho de Otacília Neves de Araújo) 
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto - parabens.Confirma o que estudamos sobre os fatos.Alfredo Bonessi - GECC-SBEC

José Mendes Pereira disse...

Excelente história e coragem do Sinhô Pereira, em querer resolver pelos outros.
Valeu!

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

Anônimo disse...

Eu sabia que o dr. Napoleão Neves não distorceria os fatos apenas por ter parentesco com Sinho Pereira e Luiz Padre.
Ele merece respeito, pois nos primeiros 80 anos de vida sempre pautou pela honestidade. E de agora em diante não dá mais para mudar a personalidade.
Dá-lhe doutor!!!!