Homenagem ao soldado Adrião Pedro de Souza Por: Antônio Vilela

.
Antônio Vilela ao lado de dona Belizia


Caro Severo e amigos do Cariri Cangaço,
Ontem estive com a filha e os netos do soldado Adrião Pedro de Souza, a senhora Belizia Canuto de Souza; foi um dia fantástico. Ganhei da família uma foto rara do soldado, certidão de nascimento e casamento, muitos documentos e uma caderneta que o mesmo fazia anotações pessoais. Além disso, informações bombásticas. Como sou analfa-cibernetico divulgue em nosso blog do Cariri Cangaço.

Abraços,
Antônio Vilela

Dona Belizia, o esposo e filhos; família de Adrião Pedro de Souza.

NOTA CARIRI CANGAÇO: Nós que fazemos parte da família Cariri Cangaço, junto com os amigos do Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita, assumimos um compromisso, a partir de uma provocação do confrade Antônio Vilela, de prestar justa homenagem ao soldado Adrião Pedro de Souza, tombado em Angico naquele 28 de julho de 1938. Compromisso assumido e será cumprido.Bem,agora é aguardar as novas revelações de Vilela!!!
.

5 comentários:

José Cícero disse...

Gosto do Vilela dentre outras qualidades, pela maneira guerreira, literalmente lampiônica com que defende suas idéias e seus pontos de vistas. E a questão do soldado Adrião é apenas uma delas. O vi e ouvi-o com atenção na gruta de Angico(recentemente) por entre as pedras daquele local "histórico" sob o sol a pino a defender a homenagem ao "volante" que também tombara ali. Depois durante o próprio seminário e, igualmente nas escadarias do hotel uma vez mais a me explicar o porquê da sua proposta...
Este cara, respira a história que estuda e que escreve. Diria que ele é, por assim dizer, um cangaceiro dos bons e de mãos cheia.
Meus parabéns mestre Vilela pela coragem, amor à causa e resitência.
José Cícero
Aurora - CE.
....................
jccariry@gmail.com
www.jcaurora.blogspot.com

José Mendes Pereira disse...

Amigo Severo:

Muito bem pensada e merecida, a homenagem ao soldado Adrião, já que foi o único que não teve a mesma sorte dos outros, voltar para casa com vida e os bolsos abarrotados de dinheiro e jóias.

Parabem ao senhor Vilela, pela sua iniciativa.

José Mendes Pereira - Mossoró-Rn.

Narciso disse...

Ótima iniciativa do amigo Vilela,já
estava mais que oportuno uma homenagem ao "volante esquecido",uma vez que todos foram homenageados
menos a "praça"que esteve em nome da lei no local do conflito e teve a vida ceifada sabe-se lá por quem?!

grande abraço à todos.

"Um volante da Paraíba"

CARIRI CANGAÇO disse...

Com certeza caro Zé Mendes e amigos Narciso e Zé Cícero, a homenagem é mais que merecida e com certeza vamos efetivá-la.

Abraços,

Manoel Severo

Anônimo disse...

Muito justa e oportuna homenagem!!
Parabéns!!