Voldi Ribeiro e a saga de Delmiro Gouveia

;
Angiquinho em fotografia de Risoleta

A primeira vista quem visita o Complexo Histórico da Usina de Angiquinho, não consegue imaginar como tudo aquilo foi erquido, não só pela grandeza da obra, mas e principalmente, pela  época: O começo do século passado. Uma verdadeira loucura, inimaginável para a grande maioria dos brasileiros; disse para a grande maioria... não para Delmiro Gouveia!

Mais uma vez tivemos a oportunidade de visitar Angiquinho, o sonho que virou realidade, nascido da mente prodigiosa e da grande força de trabalho, determinação e disciplina do cearense de Ipu que desbravou as terras da Pedra, transformando em Delmiro Gouveia.



Voldi Ribeiro, representante da CHESF na Comissão de Tombamento de Angiquinho

Durante mais de tres horas tivemos o privilégio de ser ciceroniado pelo confrade Voldi Ribeiro. Nosso anfitrião, com uma verve e um conhecimento que impressiona, nos trouxe a história de vida deste que sem dúvidas nenhuma foi um dos maiores brasileiros do século. A saga do cearense órfão de pai e mãe que saiu do Ipu com menos de 10 anos e se estabeleceu na capital do nordeste á época, Recife, acabou se tornando o Rei do Couro com menos de 30 anos de idade; construiu o primeiro shopping do nordeste, um hotel internacional, empreendeu no ramo da usinagem de açúcar, tecidos, e por fim, energia hidrelétrica. Delmiro marcou época e viria a se tornar uma lenda, até ser assassinato aos 52 anos de idade em um chalé de sua propriedade na localidade da Pedra.

Delmiro Gouveia

Tendo como anfitrião o amigo Voldi Ribeiro e com o apoio de Gilmar Teixeira, o grupo ainda era formado pelos companheiros; Jack de Witte, José Cícero, Júlio Cesar e Juliana Ischiara, Ana Lúcia, o Decano Alcino Alves Costa, Dr. Pedro Luiz e esposa, Paulo Gastão e o amigo Bosco André


Ficamos a imaginar o que se passava pela cabeça daquele grande visionário que era Delmiro Gouveia.

E é com grande satisfação que compartilhamos com os muitos amigos da família Cariri Cangaço que teremos duas Conferências sobre Delmiro Gouveia em nosso Cariri Cangaço 2011; "Delmiro, vida e obra do grande coronel do sertão" com Voldi Ribeiro e "Quem matou Delmiro Gouveia" com Gilmar Teixeira. Agora é só esperar e quando setembro chegar, Cariri Cangaço 2011.

Manoel Severo
.

8 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Amigo Severo:

Que bom ter essas fotos para se fazer ilustrações de textos ou comentários.
Para mim uma foto fala por cem palavras, por isso eu gosto de ilutrar.

Adquiri esta mania de ilustrar textos ou dar estética as coisas, quando eu trabalhava em tipografia, no tempo do componidor.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

José Mendes Pereira disse...

Amigo Severo:

Esta não a publique, apenas uma informação.
Como eu não tenho grande conhecimento com blog, gostaria de saber do amigo se há uma maneira de tirar do painel, artigos que foram eliminados, como por exemplo: José Cícero e o Mestre Severo que eu tentei duas vezes, só conseguindo na terceira publicação.
Pois eu gostaria de fazer uma limpeza no painel, retirando títulos que eu osa exclui por não ter ficado perfeito.

Caso tenha, ensine-me mesmo na como seja um comentário, pois eu não o publicarei, apenas para que eu aprenda fazer limpeza no painel deste blog.

José Mendes Pereira-Mossoró-RN.

Anônimo disse...

Meu caro Severo,
muito obrigado pela gentileza de nos manter informado.
Tomei a liberdade de reproduzir o artigo no nosso humilde blog, dando os devidos créditos.
Um forte abraço,

André Vasconcelos
Triunfo - PE

CARIRI CANGAÇO disse...

Caro amigo Zé Mendes, não tem segredo, quando entrar no Painel marcar as postagens que deseja Excluir; marca dentro da caixinha, depois efetiva com Enter.

Abração meu amigo,

Severo

CARIRI CANGAÇO disse...

Grande André Vasconcelos é sempre uma satisfação reencontrá-lo, leve nosso abraço a todos os amigos do SESC e a nossa amável Triunfo.

Severo

Anônimo disse...

Parabéns amigo pelo seu trabalho na frente do Cariri Cangaço.
Um forte abraço,
Ana Lourença
Brasilia DF

Demetrius Calvin disse...

No Cariri Cangaço do ano passado que não pude estar presente já havia tido um momentop especial com Delmiro, parabens Severo por novamente nos proprocionar a saga deste incomparavel nordestino. Não conheço Angiquinho, mas só pelas fotografias, é de arrepiar. Até setembro.

Demetrius

Julio Cesar disse...

Voldi deu uma verdadeira aula sobre Delmiro.
Foi uma visita fantástica que esse grande amigo nos proporcionou.

Abraços