Padre Bosco, o irmão do Papa e o concílio de Missão Velha

.
Padre Bosco e Padre Cícero

Este incrível mundo do cangaço é realmente surpreendente. A cada viagem, a cada encontro, a epopéia é recheada de fatos e atos "inusitados"; apenas esses já poderiam fazer tudo valer a pena. Nesta última empreitada que assumimos, o Seminário Internacional em Paulo Afonso, não poderia ser diferente, e as "marmotas" começaram bem antes da partida... Ainda em nosso amado cariri, sob a batuta do Padre Bosco André, calma, explico...

Em 2010 quando estávamos construindo o Cariri Cangaço 2010 e visitávamos a fazenda de Marica Macedo no Tipi, encontramos uma família e começamos a conversar, a senhora dona da casa toda animada foi logo dizendo que tinha uma filha que era noviça, etc, etc, então olhei para o lado e vi Bosco André todo compenetrado olhando para o horizonte e aí falei imediatamente para a senhora, veja quem me acompanha: é um padre, Padre Bosco. Imediatamente Bosco tomou um susto mas não teve tempo de negar ou reagir, teve que assumir o papel sacerdotal, o fato é que não teve coragem de acabar com  a alegria daquela sertaneja por está ao lado de um representante de "Sua Santidade"; Bosco a partir dali era cumprimentado com toda reverência em todas as casas do Tipi, na Aurora, teve que sair de lá e ainda abençoar umas 10 a 20 crianças...Ossos do ofício!

Guarda-roupa secreto de Bosco André

Pois bem, antes de sairmos para Paulo Afonso fomos recebidos pelo amigo pároco de Missão Velha, Padre Ivo. Lembrando do acontecido em Aurora fui logo sugerindo, já que temos tantas autoridades eclesiásticas seria bom promovermos logo um concílio; tinhamos padre Ivo, padre Bosco e ainda um francês com uma cara de cardeal. Seria o primeiro concílio da história do cangaço: Concílio de Missão Velha.

Concílio de Missão Velha: Severo, o cardeal Jack e os padres, Ivo e Bosco

Como andávamos com a autoridade eclesiástica não haveríamos de perder a oportunidade de aproveitar tão maravilhosa dádiva, e conseguimos por duas vezes: A primeira já em Paulo Afonso, na Malhada da Caiçara, todos estavam receosos de ir até a casa do irmão de Maria Bonita, daí, olhei atentamente para o nosso querido Jack de Witte e decretei: Eis aí a nossa salvação... Jack de Witte a partir daquele momento se tornou o "Irmão do Papa", ele resmungou, reclamou, tudo em francês, mas não havia jeito, ele seria o nosso trunfo para chegar à família de seu Ozéias. Ora, logo que chegamos fomos apresentando a grande autoridade divina, Jack - O irmão do Papa; a esposa de seu Ozéias foi logo dizendo: "logo vi, com esses cabelinhos brancos..." Só faltamos dizer a ela qual dos Papas!

O irmão do Papa visita irmão de Maria Bonita

Jack a contragosto teve seu minuto de fama "papal". No outro dia pela manhã fomos a Delmiro Gouveia visitar a ex-cangaceira Aristéa; sem dúvidas a esse grande encontro também haveríamos de sugerir uma benção sacerdotal. Não teve outra: Quando chegamos e nos abancamos, chamei a querida amiga Damaris; nora de Aristéa e esposa de Pedim; para um canto e sacramentei: - Damaris tá vendo esse senhor velhinho aí, de fala esquisita? É o irmão do Papa! Damaris ficou logo branca, e começou logo a se emocionar, quase se ajoelha na frente de Jack de Witte, foi uma emoção só... mas Jack, a beira do desespero começou logo a gritar: "É mentirrra, é mentirrra, é brincadêrra, brincadêrra de severo...." 

Ah! Grande Jack, muito obrigado por esses momentos inesquecíveis e de onde você estiver; seja na França ou no Vaticano, não temos dúvidas que levou um pedaço desse maravilhoso nordeste em seu coração. E os Vaqueiros da Histórias continuam suas andanças...Depois conto mais.




O sertão é realmente sensacional e generoso. Vejam que até a caatinga resolveu homenagear tamanha reunião eclesiástica e mandou também seu representante o destemido e majestoso "Coroa de Frade"...

Manoel Severo
.

5 comentários:

Juliana Ischiara disse...

Severo tô achando que Padre Bosco também é irmão do "Padim Ciço", pois é cara dele. rsrsrsrs

Parabéns pela bela postagem querido amigo.

Saudações Cangaceiras

Juliana Ischiara

José Mendes Pereira disse...

Valeu amigo Severo! Foi muito bem bolado esse tipo engraçado de dizer que os homens que lhe acompanhavam faziam parte do clero. Mesmo de mentirinha, padre Ivo, padre Bosco e ainda um francês com uma cara de cardeal. É mentirra! É mentirra!

Valeu pesquisador Jack! O senhor foi bem acolhido no meio desses vaqueiros e cangaceiros do bem.
Vlte sempre ao nosso amado nordeste.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

Julio Cesar disse...

Querido amigo Severo

A esposa de Ozeas, quando soube que Jack era irmão do papa, disse:
"porisso que ele é tão branquinho"...



Grande abraço

CARIRI CANGAÇO disse...

Meus amigos, acho que se até agora eu não havia sido abençoado....ah, com certeza não escaparei dessa, rsrsrs.

Caros Juliana e Julio, vcs viram como foi uma aventura chegar a casa de seu Ozeías, eu não tenho dúvidas que foi o carisma do "irmão do Papa".... amigo Zé Mendes, receba nosso abraço de gratidão.

Muito obrigado pelo carinho

Severo

Anônimo disse...

Juliana você tem toda razão, o Padre Bosco André é realmente a cara de meu Padim Ciço! Meu Deus do Céu o Hôme é abençoado mesmo.

Amigo Severo, concordo com vc, com essa "legião de homens santos" vc não só será abençoado como vai diretim pro céu......

Abração cabra véi e mais uma vez parabens pelo belo blog e trabalho do Cariri Cangaço.

Marcos Cunha