Na Trilha do Cangaço é finalista do Prêmio Conrado Wessel

.
Imagem captada por Márcio Vasconcelos

Com o projeto “Na Trilha do Cangaço – O Sertão que Lampião pisou”, Márcio Vasconcelos foi um dos finalistas do concurso mais cobiçado pelos fotógrafos brasileiros. Este mesmo projeto foi vencedor do XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (www.natrilhadocangaco.com.br). A Fundação Conrado Wessel (FCW) anunciou em seu site www.fcw.org.br nesta quarta-feira, dia 30 de março, os três vencedores do Prêmio FCW de Artes, na categoria de Fotografia.

Com o ensaio intitulado “TV P&B”, o fotógrafo gaúcho Luis Tadeu Vilani ficou com o primeiro prêmio , o segundo colocado foi Guilherme Mohallem com o ensaio “Drom, o caminho Cigano”. O terceiro lugar ficou com o fotógrafo Denis Kenji Arimura com o ensaio “Índios Contemporâneos”. 

Os premiados foram escolhidos entre 15 finalistas de um universo de 207 profissionais inscritos no concurso, que abordou a temática “O Brasil e os Brasileiros”. A escolha foi feita por sete jurados coordenados pelo professor Rubens Fernandes Junior, crítico de fotografia, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP. Ele é ainda membro do conselho curador da Coleção Pirelli-MASP de Fotografia (Museu de Arte de São Paulo) e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Cerca de 100 fotos dos ensaios dos 15 finalistas serão publicadas no livro da Fundação Conrado Wessel e os ensaios premiados em 1º, 2º e 3º lugares serão expostos na noite da premiação, cerimônia marcada para o dia 13 de junho, na Sala São Paulo, na capital Paulista.

Fotógrafos finalistas do Prêmio FCW de Arte 2010

ADRIANA MEDEIROS - Nascidos Brasileiros
ANDRÉ VIEIRA - Intérpretes da Roça Nova
ARAQUÉM ALCÂNTARA - Fotografias
BRENO ROTATORI - Manélud
LALO DE ALMEIDA - A Retomada
MÁRCIO VASCONCELOS - Na Trilha do Cangaço - O Sertão que Lampião Pisou
MARCO MENDES - Tribos Urbanas
PAULO PEREIRA - Corpo de Passagem
RICARDO TELES - A Estrada
RIPPER - Retrato Escravo
RODRIGO ZEFERINO - Arredores do Aço
YÊDA BEZERRA DE MELLO - O casamento

NOTA CARIRI CANGAÇO: Um grande abraço ao mais novo membro da família Cariri Cangaço, esse grande mestre das imagens, o grande fotografo maranhense Márcio Vasconcelos, que já é presença garantida no  Cariri Cangaço 2011. Boa sorte meu caro, você tem talento e merece.
.
.

Nenhum comentário: