Cangaceiros de Paulo Afonso

.
A primeira vez que encontramos com este grupo de cangaceiros foi na cidade de Serra Talhada. Acontecia o grande Festival de Xaxado dos "Cabras de Lampião", foi quando entre um grupo e outro nos apareceu algo totalmente inusitado; no lugar de jovens artistas, meninas com corpos bem torneados, coreografias rebuscadas... vieram os irreverentes e extremamente diferentes, Cangaceiros de Paulo Afonso.


O figurino com certeza era o mesmo; os apretechos, assessórios, armamento, cartucheiras...mas o jeitão dos Cangaceiros de Paulo Afonso não pode ser comparado a nada que já houvesse visto, a irreverencia dos passos, das músicas, da perfeita harmonia de sentimentos de seus componentes é algo inigualável, a partir daquele dia o grupo havia ganho mais um fã.

Os cangaceiros de Paulo Afonso é um grupo cultural que existe há mais de 50 anos na cidade de Paulo Afonso. Levando muita cultura e história ao conhecimento das pessoas, "Os Cangaceiros" travam batalhas com as volantes que vivem no encalce de Lampião e seus cangaceiros. A história de Virgulino Ferreira é contada pelo grupo de forma concreta e extrovertida.

Guilherme Luiz dos Santos, o grande fundador dos "Cangaceiros de Paulo Afonso"

"Maria Bonita, Arvoredo e Dadá"

Sargento Filho, ferrenho caçador de cangaceiro

Pois é, esse é o grupo tradicional Cangaceiros de Paulo Afonso que vem animando, divertindo e encantando todo o nordeste por onde tem passado. Dessa forma prestamos nossa homenagem a esse simpático e aguerrido grupo folclorico da terra de Maria Déa, e de quebra ainda abraçamos a todos os amigos da ilha mais acolhedora do Brasil; João de Sousa, Galdino, Gilmar, Voldi, Janio, Luiz Alberto, Rubinho e tantos outros...

Para conhecer mais de perto o maravilhoso grupo, visite:
.

4 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Valeu Severo!

Uma boa representação de cangaceiros do bem. Muito bem arquitetada a brincadeira.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

João de Sousa Lima disse...

o grupo os cangaceiros é um patrimônio cultural de Paulo Afonso. Começou há mais de 50 anos com Guilherme e teve uma grande participação de Salamanta.
É uma autêntica manifestação de dança e arte popular, com sua representação artística admirada por todos que tem a oportunidade de assistir.
parabéns a todos os participantes.

Anônimo disse...

Conheço o trabalho do Guilherme e todo o esforço dele para criar e dá vida aos cangaceiros de Paulo Afonso, parabens pessoal e parabens a Severo por valorizar a arte e a cultura.

Benigna Alves
Delmiro Gouveia

glauber araujo disse...

Em nome de todos os 60 componentes do grupo muito obrigado coroné Severo por postar sobre nós.
viva a cultura,viva o cangaço...