As volantes da Bahia presentes no Cariri do Brasil

Capitão Marins e o papel importante da Policia da Bahia

"As Estratégias do Governo da Bahia Contra a Ação do Banditismo no Sertão", com essa pérola de tema, o Capitão Ramundo Marins, destacado oficial da Polícia Militar da Bahia, abriu o terceiro dia de Cariri Cangaço, no SESC Juazeiro do Norte.

A Conferência abordou de forma didática e reveladora a ação e os caminhos traçados pela força pública baiana para combater o flagelo do cangaço, notadamente a partir de 1929, quando Virgulino Ferreira e mais quatro cabras, historicamente, atravessou o Velho Chico e se preparava para iniciar seu segundo reinado a partir de terras baianas. 

Capitão Raimundo Marins, que na edição 2010 do Cariri Cangaço, já havia participado como um dos moderadores do evendo, este ano de 2011, inaugurou sua participação como um dos mais destacados conferencistas; trazendo à luz dos debates, um tema muitas vezes esquecidos pela literatura especializada.

Manoel Severo e Capitão Marins
Professor Pereira e Fátima Cruz
Alcino Costa, Antõnio Amaury e Carlos Elydio
Família Geraldo Ferraz e Família Archimedes Marques
Alfredo Bonessi, Comendador Mariano e Afrânio

Para o pesquisador Aristides de Farias Brito, "a segurança e a riqueza da pesquisa do Capitão Marins nos chamam a atenção, foi uma palestra iniqualável e estão de parabens", já para o aluno do curso de artes da URCA, Josapha Paixão, "O que vi nesta manhã é praticamente o que não se vê nos livros, a ação da policia, que muitas vezes nos é passada como uma policia volante de corruptos e despreparados, parabens ao senhor Marins pela bela conferencia".

Assessoria de Imprensa e Marketing
Heldemar Garcia

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Severo,
muito grato pelo destaque no blog. A minha preocupação foi, é e sempre será fazer o melhor em qualquer atividade, sobretudo naquela em que carrego o nome de minha Instituição, uma vez que acredito nela. A responsabilidade aumenta quando nos vemos diante de uma platéia da qualidade daquela do evento. Graças a Deus acredito que não temos decepcionado.
Aproveito a oportunidade para solicitar o e-mail de Heldemar, a fim de agradecê-lo e lembrá-lo de um pedido que fiz quando ainda estava aí. Provavelmente ele lhe falou ou lhe falará.
Insisto na necessidade de vc, juntamente com a família, visitar nossa terra, ou revisitar. Estou ansioso no aguardo, acho que podemos contribuir com alguma coisa para as próximas edições do evento, sem falar da parte lúdica da viagem
No aguardo de suas determinações, do amigo,

Capitão Marins

Juliana Ischiara disse...

Caro Capitão Marins,

Parabéns pela excelente e elucidativa palestra. O cangaço não se resume aos cangaceiros, já se fazia mais que necessário abordar/ analisar o cangaço por outro prisma. O que o senhor o fez com grande maestria e domínio.

Saudações

Juliana Ischiara