Soldado Adrião homenageado pelo Cariri Cangaço 2011

Homenagem a Adrião Pedro de Sousa

Dentro da Programação do Cariri Cangaço 2011, na manhã deste dia 21 de setembro, por ocasião da Mesa de Debate sobre o Angico, no SESC Crato; foi prestada pelo Cariri Cangaço uma singela homenagem ao único soldado volante que tombou sem vida naquela fatídica manhã de 28 de julho de 1938. Com a homenagem o Cariri Cangaço resgata um pouco da história e da memória deste que muitas vezes foi totalmente esquecido pela literatura especializada no assunto.

Antônio Vilela e Danielle Esmderaldo
Décio Canuto, neto do soldado Adrião agradece a homenagem do Cariri Cangaço

"Nossa família só aceitaria homenagens se partisse dos pesquisadores, não aceitaríamos homenagens do governo"... Décio Canuto

Para Antõnio Vilela, pesquisador e escritor de Garanhuns, um dos entusiastas da hiomenagem "se resgata aqui uma grande memória e o Cariri Cangaço faz justiça a esse grande soldado esquecido, hoje, nós pesquisadores, através do Cariri Cangaço, começamos a pagar uma enorme dívida com  o soldado Adrião"

Em nome da família, Décio Canuto, neto de Adrião, recebeu a Placa de Honra ao Mérito, entregue pela Secretária de Cultura de Crato, Danielle Esmeraldo e pelo escritor Antônio Vilela.

Micheline Andrade
Assessoria de Mídias Digitais

Um comentário:

José Cícero disse...

Justíssíma homenagem...Resultante da luta ferrenha desde combativo(volante e cangaceiro do bem) Antonio Vilela. Mais uma atitute meritória prestada pelo Cariri Cangaço nas plagas caririenses.Viva o volante Adrião!!!
nunca será demasiadamente tarde para a correção de um erro histórico, fortemente marcado pela ingratidão ao soldado de Angicos. Um século para a história não passa de um segundo... sempre há de haver tempo hábil para uma atitude louvável com esta.
Parabéns!!!
José Cícero
Aurora-CE
www.jcaurora.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com