Guaribas: Chico Chicote chega ao Cariri Cangaço

Monumento a Antônio Granjeiro

A Caravana Cariri Cangaço, ciceroniada pelo Prefeito de Porteiras, Manoel Novaes, pelo pesquisador Napoleão Tavares Neves e pelo Presidente da Associação de Escritores do Brasil, José Peixoto Júnior, estiveram em visita ao famoso sítio Guaribas, do não menos famoso, Chico Chicote, na manhã do dia 24 de setembro, sábado.

Os episódios daqueles distantes anos 20 , quando se perpetrou em Guaribas um dos mais sangrentos e convardes embates do ciclo cangaceiro, quando tomabaram mortos 37 pessoas, entre cabras de Chico Chicote e soldados das volantes do Ceará, Paraiba e Pernambuco, sob o comando de José Bezerra, Arlindo Rocha e Manoel Neto, pareciam se desenvolver sob os nossos olhos, a partir dos escombros da velha casa da fazenda e das muitas testemunhas mudas do grande épico porteirense.

A Caravana Cariri Cangaço chega a Guaribas
Mestre e anfitrião Napoleão Tavares Neves
Amaury, Lívio, Manoel Severo, Sousa Neto e Alcino Costa
Narciso Dias, Manoel Severo, Geraldo Ferraz e Policia Militar do Ceará
Heldemar Garcia, Kiko Monteiro e as Ruínas da casa de Chico Chicote
Ângelo Osmiro e Geraldo Ferraz
Antônio Amaury e Laser Video
Valentim Antunes e as marcas do confronto...

A cada passo, a cada pisada, os sinais do que aconteceu há mais de 80 anos, evidenciadas pelas inúmeras marcas de balaços, que teimam em desafiar o tempo e nos atormentar a memória. Lá de longe, de onde estiver, o coronel Chico Chicote, testemunhou o Cariri Cangaço 2011...

Manoel Severo

Nenhum comentário: