O Gigantismo do Cariri Cangaço Por:Alcino Alves Costa

Alcino Alves Costa, o Decano Caipira de Poço Redondo

No dia 25 de setembro de 2011 chegava ao fim a 3ª edição do Cariri Cangaço. Grandioso evento é o Cariri Cangaço. Notável instante cultural idealizado por Severo Barbosa e sua digníssima esposa Danielle Esmeraldo. Momento histórico do Ceará e do Nordeste. Severo e Danielle contam com a participação de uma formidável equipe de colaboradores. Ainda as presenças efetivas e afetivas de homens do quilate e da competência de José Cícero, Bosco André, Napoleão Tavares, Magerbio de Lucena, Souza Neto e outros ardentes defensores da cultura, das tradições e do viver deste pedaço sagrado das terras do Ceará.

Foi deveras comovente o prazer e a alegria do povo e das autoridades das sete cidades que receberam e recepcionaram os historiadores e demais visitantes. Via-se no olhar e nos gestos da cada um a felicidade de conhecer todos nós e conhecer um pouco mais da história de nossas origens e do passado mesmo que sofrido de nossa gente.

Reparos? Quais reparos os historiadores poderiam apresentar? As viagens cansativas? Os deslocamentos prolongados? Não. Nem isto descorou o brilho desta 3ª edição do Cariri Cangaço. As viagens e os deslocamentos eram instantes de incomum alegria. Ninguém sentia cansaço algum. Nem eu, saído a pouco mais de dois meses de uma séria intervenção cirúrgica sentia a minha saúde abalada. Pois quem viaja na companhia de Bin Laden e de Neli não tem tempo de se lembrar de cansaço. Bastava se vê a alegria juvenil estampada no rosto do Dr. Ivanildo para sentir a felicidade que reinava naquele ambiente maravilhoso e inesquecível.

Professor Pereira, Manoel Severo, e as Mentiras e Mistérios de Angico


Todo este deslumbrante instante de nossas vidas se deve a Severo e a Danielle. Se alguém me perguntasse o que devia melhorar. Eu responderia nada. O empenho, a dedicação, o zelo e o cuidado do Curador e de sua esposa para com o bem estar e o êxito dos que participam de tão extraordinário momento das plagas do cariri é algo que está muito além de nossa expectativa e de nossa imaginação.

Ainda mais. Neste último evento aconteceu algo que muito nos alegrou. Surgiu com todo fulgor a amizade, o carinho e o respeito entre os vaqueiros da história. Este novo pensamento tomou o lugar do estrelismo, do eu sou o “sabe tudo”. Todos nós, Severo em particular, ficamos felizes com este novo momento do pensar e agir de nossos confrades. A que, ou a quem, se deve este novo proceder? Ao nosso Severo? Severo que com a sua grandeza de espírito mostrou a todos os que vivem rastejando a história de nosso povo que acima de tolas e descabidas vaidade está o nosso companheirismo, a nossa irmandade? Ou, quem sabe, a influência espiritual daqueles que lutam por um ambiente de paz, harmonia e concórdia em nosso meio?

A semente que foi plantada neste último Cariri Cangaço nunca mais, com a graça de Deus, irá se digladiar com uma disputa infame, um querendo ser mais do que o outro. Severo sempre lutou, nós sempre lutamos, para mostrarmos que na verdade cada um dos pesquisadores tem a sua própria pesquisa e a sua própria visão dos fatos pesquisados, nascendo assim as mais diferentes e tão elucidativas versões. Versões que devem ser defendidas com responsabilidade, colocadas em práticas, mostradas em seminários e debates, e até, se possível, registradas em livros.

Severo o que me resta é agradecer a você e a Danielle, a sua equipe, as autoridades e ao povo do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Barro, Aurora e Porteiras por tudo de maravilhoso que fizeram e agiram com todos nós. A hospitalidade e o companheirismo do povo do cariri é uma prova de que nem tudo está perdido neste mundo que descambou para o abismo do desamor e da insensibilidade. Em seu gigantismo, você mostra o gigantismo de nosso tão amado Cariri Cangaço!

Um fraterno abraço de seu irmão,

Alcino Alves Costa
Membro do SBEC
Conselheiro do Cariri Cangaço
O Caipira de Poço Redondo

5 comentários:

José Cícero disse...

Uma Flor para Alcino!!!
Diante do que nos diz e escreve o mestre Alcino Costa - o caipira de Poço Redondo - só temos que aceitar e agradecer deslumbrados, por tudo que este 'cara' representa no contexto da verdadeira narrativa da história do cangaço, bem como do seu protagonista maior - Lampião.
Saiba, grande mestre que tê-lo aqui nas 'Ororas'juntamente com toda esta confraria de pesquisadores/estudiosos amigos foi um prazer sem tamanho. Uma pena que por conta do adiantado da hora em que a caravana chegou(já escuro) não deu para levá-los a memorável fazenda Ipueiras de Izaías e Zé Cardoso(mesmo aqui pertinho com tudo preparado) onde muita coisa aconteceu - Antes e depois da malograda invasão de Mossoró.
Abraços sertanejos e caririenses
José Cícero
Aurora-CE.
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com

Anônimo disse...

Alcino Alves Costa, presença diferenciada no Cariri Cangaço, parabens grande Mestre do sertão.

Leonardo Padilha

Julio Cesar disse...

Ao grande amigo e mestre Alcino, quero deixar o meu grande abraço e dizer da felicidade em reencontrá-lo, pois sua presença contagia a todos graças àquele sorriso largo e sincero.
Um grande abraço meu amigo e, como disse José Cícero, "uma flor para voce"

Juliana Ischiara disse...

Querido e amado mestre, quão grata e maravilhosa surpresa ao vê-lo bem, distribuindo saúde, paz e energia do bem. Não preciso nem lhe dizer o quanto lhe admiro, o quanto quero seu bem o quanto lhe amo, isso tudo junto e misturado.

Como bem disse o amigo José Cícero, uma flor para você.

Um grande e apertado abraço.

Juliana ischiara

Felipe Passos disse...

Grande mestre Alcino,
Tê-lo conhecido pessoalmente me fez muito honrado. Afinal de contas, não é todo dia que temos a oportunidade de encontrar pessoas tão representativas para a nossa sociedade.
Um exemplo de humildade, caráter e vigor.
Uma salva de palmas ao Grande Mestre e que Deus o abençoe sempre.
Abraços,
Felipe Passos