Cariri Cangaço no Diário do Nordeste Por:Elizangela Santos

...O evento deste ano terá caráter itinerante e também discutirá temas transversais, como Delmiro Gouveia

Juazeiro do Norte. A história de uma heroína, Bárbara de Alencar, abre o maior evento sobre o cangaço que se tem notícia no mundo, conforme os organizadores. O Cariri Cangaço entra na terceira edição. De caráter itinerante, reunirá este ano cerca de 1,5 mil pessoas, entre pesquisadores e admiradores de uma temática que até hoje desperta o fascínio do público. Bandidos ou heróis, a controvérsia sobre os cangaceiros atravessa 72 anos de história.

Ontem à noite (dia 20 de setembro), foi realizada a solenidade de abertura, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, no Crato. Em seguida, foi aberta a maior exposição temática sobre o cangaço, intitulada "Cangaceiros", com acervo da Abafilm, na galeria da RFFSA, pertencente ao empresário Ricardo Albuquerque.

Acervo remanescente; Esta mesma exposição esteve em temporada por Paris. Todas as fotos relacionadas ao cangaceirismo estarão expostas, inclusive com fotografias de Lampião que foram tiradas em Juazeiro do Norte. O evento segue até domingo. Segundo os organizadores, este é o maior e mais qualificado acervo de imagens do cangaço do planeta, resultado do empreendedorismo de Ademar Albuquerque, fundador da Abafilm, e do fotógrafo árabe Benjamim Abraão. São mais de 120 fotografias remanescentes de um acervo maior, mas que foi destruído durante o regime do Estado Novo.

Acervo da Exposição Cangaceiros de Ricardo Albuquerque

Durante a abertura, houve a entrega do Título de Cidadão Cratense ao curador do evento, Manoel Severo Gurgel Barbosa. O debate sobre Bárbara de Alencar contou com a presença de vários estudiosos da região. Severo diz que outros temas transversais serão tratados no evento, como a trajetória de Delmiro Gouveia, cearense de Ipu. "É um grande empreendedor e um dos maiores brasileiros do século", afirma.

Por ter um caráter itinerante, o evento contará com palestras em lugares muitas vezes inusitado, como a Chapada do Araripe, com palestra de técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e visitas a locais marcantes na história do Cangaço no Cariri, como a Fazenda Ipueiras, localizada em Aurora.

Temas transversais: Este ano, segundo Manoel Severo, a novidade é que o evento não estará preso à temática do Cangaço, mas envolve momentos históricos importantes como a Sedição de Juazeiro, em 1914. Também será lançada a minissérie "Sedição em Juazeiro". Jonas Luiz, o produtor do filme, fará palestra sobre o assunto, no Sesc de Juazeiro. Para Severo, o cangaço pode ser trabalhado por várias vertentes da cultura popular, como a música. No domingo, será realizada palestra sobre a história da música no Nordeste, com o pesquisador Múcio Procópio.

Elizângela Santos
Repórter
Matéria Publicada no Jornal Diário do Nordeste
Caderno Regional, dia 21 de setembro de 2011




Um comentário:

José Cícero disse...

CARIRI CANGAÇO É TUDO ISSO E MAIS UM POUCO...
Cariri - Um belo vale hospitaleiro.
Uma região de grandes feitos.
Um bastião de beatos, coronéis e cangaceiros.
Um mundo sempre novo e inusitado
a encantar nossos olhos de estética
e embalar nossos sonhos de felicidade.
Cangaço - Um fenômeno.
Uma história que nunca cala.
Uma saga, uma poesia.
Cariri Cangaço - Um marco histórico
um acontecimento inesquecível...
um fato festivo
um sodalício de conhecimento.
Plena cultura em movimento.
Cariri Cangaço:
Algo simplesmente e sem tamanho.
um grande encontro
de lampiônicos amigos.
Volantes e cangaceiros da história
buscando a todo custo
nas bibocas caririenses
encontrar o 'elo perdido'.
Cariri Cangaço - caatinga que nos prende por capricho de nós mesmos.
Um brinde de coragem,
de serenidade e de conhecimento.
Adjunto de grandes sertanejos
a trabalhar no eito
sob o sol dos sertões a pino.
Cariri Cangaço - Um grande encontro
do passado nordestino
com os seus destemidos contemporâneos.
Cariri Cangaço é tudo isso
e mais um pouco.
..........
José Cícero - Aurora/CE
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
jccariry@gmail.com