A Prefeitura de Juazeiro do Norte é um dos parceiros da III Edição do Cariri Cangaço, que este ano terá como tema: “da Insurreição a Sedição” e será realizado de 20 a 25 de setembro. O apoio do prefeito Dr. Santana foi confirmado durante reunião do idealizador e realizador do projeto Manoel Severo Gurgel Barbosa com assessores do gabinete Gabriel Santana e Renata Luciano. Também participaram do encontro a Secretária de Cultura de Crato, Danielle Esmeraldo e o jornalista Heldemar Garcia.

Gabriel disse que o prefeito Dr. Santana havia orientado no sentido de apoiar, mais uma vez, o Cariri Cangaço, “pela importância do resgate histórico de um evento que promove um novo debate e um olhar sobre homens e mulheres que no século passado exerceram papel papéis interpretados por historiadores e memorialistas com considerações que vão de heróis a bandidos”. Para Gabriel, “o Cariri Cangaço é uma referência de evento histórico e cultural em pleno Cariri Cearense”.


Manoel Severo, por sua vez, externou seu agradecimento ao prefeito juazeirense pelo apoio. “Dr. Santana, mais uma vez, mostra sua visão apoiando o maior evento do gênero em todo o Brasil e que reunirá 128 pesquisadores de 17 estados, ou seja, as maiores personalidades que estudam a temática do Nordeste”, reconheceu. Severo explicou também que na programação haverá um debate especial sobre a Sedição de Juazeiro. “Esse foi um grande momento vivido pela nossa ‘Meca Nordestina’ em que as figuras do Padre Cícero e de Floro Bartolomeu se consolidaram de uma vez por todas como grandes lideres desta parte aqui do Nordeste”, afirmou.

O Cariri Cangaço será aberto em Crato, no Teatro Municipal Salviano Arraes com conferencia da professora Salete Libório sobre Bárbara Pereira de Alencar e a Insurreição tendo na mesa de debate Carlos Rafael, José Flávio Teixeira, George Macário , Alessandra Bandeira e Alexandre Lucas.

Também, em Crato, no dia 22, haverá o lançamento da Minissérie e debate sobre a Sedição de Juazeiro, tendo como conferencista o roteirista e jornalista Jonasluís de Sousa, de Icapuí e na mesa de debates - Renato Casimiro, Daniel Abreu, Renato Dantas e Humberto Cabral. No dia 24, será a vez de O Cariri Cangaço ter palco em Juazeiro, mais especificamente no auditório da Fundação memorial Padre Cícero Romão Batista a partir de 19h00. Inácio Loiola Damasceno e José Humberto Dias serão os conferencistas dos temas “Lampião, as Volantes e o Mito” e “Dadá e Corisco”. Na mesa dos debates Aderbal Nogueira, Ângelo Osmiro, Renato Casimiro e Alcino Alves da Costa.

Serviço:
Seminário Cariri Cangaço 2011 – 3ª Edição
Tema: “Da Insurreição a Sedição”
Cidades participantes: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras.
Realização: Cariri do Brasil
Coordenação Geral e Curadoria: MANOEL SEVERO GURGEL BARBOSA manoelsevero@bol.com.br
Fonte: SECULT - Secretaria de Cultura -
Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Nenhum comentário: