Simbora para outra brigada em outro local... Por:Carlos Eduardo Gomes

Carlos Eduardo Gomes

Foi um grande esforço. O Cariri Cangaço 2011 exigiu um grande sacrifício para acompanhá-lo. Acorda cedo, toma o café a jato, corre para o ônibus, tome estrada. Visitas, palestras, almoço e ônibus de novo. Simbora para outra brigada em outro local. Novamente palestras, filmes, debates, cansaço, fome, sono... amanhã tem mais. Foi assim durante seis dias, intensos em atividades, conhecimento, confraternização, contestações, fotografias, etc.

Apesar do esforço físico, a compensação de estar com os amigos e poder absorver informações que num estudo solitário talvez ficassem desconhecidas, ou subavaliadas, supera o desgaste e dá animo para a reflexão e analise do que foi exposto durante o evento.

Não há duvida de que o Cariri Cangaço vem aprimorando-se a cada ano. 2011 trouxe maior uso de recurso áudio-visual. Lampião não foi abandonado, mas teve a companhia de outros protagonistas. A visita a FLONA Araripe-Apodi mostra que a organização do evento está preocupada com a conscientização de preservar o meio ambiente. Novos parceiros surgiram. A comunidade brasileira dos cangaceirólogos teve maior representação (17 estados). A visita a Porteiras foi inesquecível, uns choraram de emoção, outros estão chorando de saudades. Publico mais exigente, palestrantes melhor preparados, documentados, achando menos e comprovando mais. E a hipótese levantada por Gilmar Teixeira? Eu era cético em relação a essa possibilidade, mas confesso que com tantas coincidências... o assunto ainda vai ocupar muita gente por muito tempo.

Eu comecei falando do cansaço, da fome, do sono, mas esqueci do assunto com tantas outras coisas mais importantes e agradáveis. O Cariri Cangaço é assim: Tem que ter entusiasmo, coragem, algum vigor, mas em troca você sai do Ceará (pra quem é de fora) já pensando na próxima edição.

No meu caso, passei esses dias sem saber que estava com o tendão de Aquiles parcialmente rompido, sofrendo para subir e descer do ônibus, acompanhar a tropa nas visitas e foi bom não saber disso, pois prefiro ficar bom da cabeça e doente do pé.

Agora é a vez do Cariri Cangaço virtual (blog) cumprir sua parte e dar continuidade ao congresso. Mãos a obra! Parabéns a todos, organizadores e participantes.

Carlos Eduardo Gomes

Rio de Janeiro

Um comentário:

Aderbal Nogueira disse...

Grande Cariocaceiro, Valeu pela presença. Aderbal Nogueira