Barro em Tarde de Festa para receber o Cariri Cangaço

Jadilson Ferraz, nosso Bin Laden, ponto alto da solenidade em Barro

Ontem o nosso município viveu um dia histórico. O seminário Cariri Cangaço em sua terceira edição nos brindou com grandioso momento. Mais de 150 pesquisadores e escritores renomados de todo o país estiveram em nossa terra para conhecer um pouco de nossa história. Todos ansiavam conhecer a saga de José Inácio de Sousa o que infelizmente para muitos filhos do Barro era um “ilustre desconhecido”.

A administração Barro Terra da Gente acolheu seus convidados oferecendo um delicioso almoço com um vasto cardápio onde figuravam várias delicias regionais. Após o almoço a caravana foi até o Clube União Barrense onde a população que lotou o ambiente aguardava ansiosa a anunciada conferência.

A mesa foi composta pelo Prefeito Municipal Dr. Marquinélio Tavares, o Presidente da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço) Lemuel Rodrigues, Manoel Severo curador do Cariri Cangaço, Vereador Vicente Alexandre, representando a Câmara Municipal, Secretário de Cultura Sanderley Coelho e a Secretária de Educação Josilene Dias. Todos assistiram vibrantes a uma apresentação artística pelo grupo de dança Studio Anjos de Luz, onde na seqüência os artistas barrenses Sanderley Coelho e o poeta Cleíson Ribeiro fizeram uma belíssima apresentação interpretando uma musica intitulada “Enxame de Lampião”.

Abertura com Sawanna e Yarley
Clube Barrence completamente lotado para a tarde de Cariri Cangaço
Secretário e artista Sanderley Coelho

Após as apresentações a equipe organizadora do Cariri Cangaço em Barro fez a entrega de três comendas a famílias que fundaram, lutaram pela emancipação e trabalharam pela educação de nossa terra: A família Rodrigues, representada pelo empresário José Nelo “Zerinho” Rodrigues recebeu a condecoração da família Rodrigues que edificou a primeira casa em Barro. O vereador José Elionilton Cabral Feitosa foi o representante de sua ilustre família que muito lutou pela emancipação do nosso município ocorrido em 22 de novembro de 1951 e a ilustríssima professora Crisantina Monteiro Dias, representada pela sua sobrinha Benélia Maria Monteiro Lins, pelos relevantes serviços prestados na formação cultural de nossos irmãos barrenses.

Equipe Cariri Cangaço do município de Barro
Bosco André, de Missão Velha; Valentim Antunes, de Fortaleza; Voldi Ribeiro, de Paulo Afonso e Ana Lúcia, de Petrolina
Manoel Severo e Zezito (foto abaixo) em mais homenagens Cariri Cangaço 2011

Ato continuo a mesa foi desfeita e foram convidados a mesa o radialista Sousa Neto, professor Francisco Pereira de Cajazeiras, Alfredo Bonessi de Fortaleza e o pesquisador Carlos Elydio de São Paulo para a realização da conferência apresentada por Sousa Neto que discorreu sobre um personagem muito conhecido na literatura cangaceira: major Zé Inácio do Barro. Após a conferência Sousa Neto fez o lançamento de sua obra literária José Inácio do Barro e o Cangaço. Ainda houve tempo para uma visita à casa do potentado do Barro major Zé Inácio pelos pesquisadores, escritores e outros participantes que ansiavam em conhecer a famosa fazenda do onipotente senhor do Barro.

A antiga fazenda do major Zé Inácio hoje pertence a seus remanescentes, os herdeiros do saudoso Wagner Silveira que gentilmente abriram as portas para os nossos ilustres visitantes.
 
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Barro
fonte: www.barro.ce.gov.br

Nenhum comentário: