Os pés que pisaram a Casa de Maria Bonita

.

Uma das marcas registradas do Cariri Cangaço 2010 ainda "anda pisando" por este Brasil afora. Depois de encontrá-la nos calçadões de Copacabana e na Esplanada dos Ministérios em Brasília; vai que encontramos pisando as terras da Malhada da Caiçara, na casa onde nasceu Maria Bonita, em Paulo Afonso.


Falo da maravilhosa arte em xilogravura do companheiro José Lourenço, um dos principais artesãos xilógrafos da Lira Nordestina, de nosso Juazeiro do Norte. José Lourenço criou e o Cariri Cangaço encampou a idéia do chinelo com a xilo do casal mais famoso do cangaço. Para conhecer um pouco mais você terá duas alternativas: Ou encontra algum companheiro que ganhou um par, ou arruma o matulão e vem ao Cariri Cangaço 2011. Seja bem vindo!
 
Manoel Severo
.

7 comentários:

Helio disse...

Grande Manoel Severo, o homem que nunca dorme! rsrsrsrs

parabens meu camarada.

Professor Mario Helio

José Mendes Pereira disse...

Amigo Severo:

Esta ideia do chinelo é maravilhosa, e quem sabe, se algum dia você criará a calçada da fama, isto é, quem teve direito a deixar a marca do pé lá no Museu de Maria Bonita.
Mas isto só seria para escritores, pesquisadores, historiadores e colecionadores. Aquele que mais rendeu durante o ano, com fatos, fotos, publicações de livros...

Vocé acha que essa minha ideia é loucura? Não! Seria homenagem ou reconhecimento aos que se mandam nesses sertões a fora sob chuvas, poeiras, sol, cansados, dias e dias, no intuito de chegar com mais peças do xadrez do cangaço.

Alguém vai dizer: Este cara está louco. Não é loucura. Se organizar, dará certo.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

Kiko Monteiro disse...

Coroné!!! eu tenho um par sabe
Mas está carinhosamente emoldurado entre os nossos souvenirs. Deus me live de botar no terreiro é recordação indelével e sempre límpida visse?

Abraçando!

Anônimo disse...

Comandante Severo, os chinelos estão impagáveis. infelizmente não fui ao Cariri Cangaço mas esse ano não passa, guarde logo o meu par.

Abraços,

Fabricio Reis

Julio Cesar disse...

Kiko.... embora seja uma raridade, esse par de chinelos me acompanha sempre pelas andanças cangaceiras onde (re)encontro grandes amigos.

Tenho certeza que ainda veremos muitos pares desse modelo, pois é a marca registrada do Cariri Cangaço e, pelo sorriso de Severo, teremos mais dessa linda recordação de nossos encontros.

E amigo Severo, foi gratificante ver no seu olhar o orgulho que voce tem pelo Cariri Cangaço. É o que faz com que outros amigos, como João de Sousa Lima, Gilvar Teixeira, Voldi, além dos grandes companheiros de Paulo Afonso, tenham a inspiração e a transpiração de realizar um evento como o Centenário de Maria Bonita.

Abraço a todos

CARIRI CANGAÇO disse...

Kiko Monteiro, você não tem jeito mesmo meu camarada... Não se preocupe vamos providenciar um paz novinho para você usar, o outro pode continuar a guardá-lo com carinho, rsrsrs.

Amigo Zé Mendes, com certeza sua idéia é brilhante, mas são tantos vaqueiros da história que mereceriam essa honraria que uma calçada só não seria suficiente, rsrsrs

Companheiro de Cariri, professor Mario Helio, se eu sou o "homemque nunca dorme" o que direi do amigo? rsrs

Grande Júlio, que bom receber a energia dos amigos, é isso que nos faz sentir que vale a pena, e apesar de todo esforço, sempre vai valer a pena. Abração.

Fabrício obrigado pelas palavras.

Severo

Gilmar Teixeira disse...

Amigo Severo publique as fotos que fiz com sua maquineta da casa de Maria Bonita,acho eu que ficaram bonitas,entre galhos e cercas e principalmente os mandacarus como moldura,fica a sugestão e estou no aguardo,abs Gilmar.