Angiquinho, sonho que se fez real

.
Diário de Viagem, Delmiro Gouveia
Angiquinho, Dia 30, 10h 30min

Cachoeiras de Angiquinho, foto acervo Fundaj

Poucos brasileiros conhecem um cidadão chamado Delmiro Gouveia. Talvez a partir do nome declinamos um ilustre desconhecido para a maioria dos nordestinos. Esse cearense de Ipu, fez história entre o final do século XIX e o começo do século XX. Para conhecer de perto e perceber a grandeza de sua obra, nada mais apropriado que visitar a fenomenal usina de Angiquinho, o sonho de um dos maiores empreendedores do Brasil, o "Mauá do Nordeste", o grande Delmiro Gouveia. 




A magnitude da obra se agiganta quando é ressaltada por sua localização no tempo na história: 1913.

Angiquinho foi a primeira usina hidrelétrica do nordeste, fica localizada na margem alagoana da cachoeira de Paulo Afonso, no Velho Chico, e foi inaugurada ainda em janeiro de 1913 para fornecer energia hidroelétrica à sua industria textil na localidade de Pedra, atualmente município de Delmiro Gouveia. A entrada da Usina, hoje administrada pela Fundação Delmiro Gouveia, fica bem em frente a vila onde mora nossa querida Aristéia, daí, foi visitar Aristéia, tomar um bom café e partir junto com o amigo João de Sousa Lima rumo a Angiquinho, o sonho que virou realidade. 

 
 
Severo, João de Sousa, Danielle, Ricardo Sabadia e caravana em Angiquinho

Um pouco de história...
"Delmiro Gouveia encheu-se de entusiasmo com a vitória de Dantas Barreto, pois planejava o aproveitamento hidrelétrico da Cachoeira de Paulo Afonso, utilizando a energia para um grande projeto agropecuário e levando-a por linhas de transmissões a todo o Nordeste. Com os demais diretores da futura Companhia Agrofabril, o Rei do Couro, como era chamado, pediu audiência ao governador para expor-lhe os planos de eletrificação cujos projetos ele já havia encomendado à Missão Moore e às firmas Bromberg e W.R. Brand Company, do Rio de Janeiro e de Londres, respectivamente. Depois de muitas explicações técnicas, digressões sobre cavalos-vapor e quilo-watts (coisas inesperadas, na época, em um gabinete de governo nordestino), Delmiro Gouveia pediu simplesmente autorização para que a linha de força passasse pelo território pernambucano, rumo aos centros de consumo.

Delmiro Gouveia, pelo menos cem anos a frente de seu tempo.

O General Dantas Barreto, que pouco entendia da matéria mas pensava que entendia muito dos homens, respondeu, como bem disse o comentarista Nílson Lage, com a sutileza de um elefante: - O negócio que o senhor propõe é tão vantajoso para o Estado de Pernambuco que deve envolver alguma velhacaria! E assim não se fez o negócio, nem saiu a grande hidrelétrica. Só 40 anos depois é que, finalmente, seria construída a hidrelétrica de Paulo Afonso.A resistência do governo de Pernambuco obrigou Delmiro Gouveia a uma drástica redução nos seus planos: decidiu instalar uma pequena hidrelétrica no Salto de Angiquinhos, no lado alagoano do Rio São Francisco, para mover as máquinas de uma fábrica de fios."
E daí surgiu a magnifica Angiquinho...
Fonte:www.radiodelmiro.com.br


Manoel Severo
.

4 comentários:

Anônimo disse...

ALCINO DISSE:
Dani, minha querida, eu preciso que você me faça um favor dando um
recado a seu ilustre e amado Marido, Severo.

Dani, o seu Severo postou no blog que eu era o decano do grupo que fez aquele maravilhoso passeio até Angico. Portanto, ele estava me
chamando de velho. Pois você me faça o favor de dizer a ele, a seu
marido Severo, que velho é o entre perna dele - e você sabe disso
rsrsrsr.

Querida, o meu abraço em você, em sua maravilhosa família. E para
Severo um alicate bem afiado para cortar os "pissuido" dele rsrsrsr.

Alcino "Caipira de Poço Redondo"

CARIRI CANGAÇO disse...

Grande Caipira de Poço Redondo, meu jovem e querido amigo, vou me redimir diante dos confrades... Você pode até está um pouco "usado", mas tem energia para mais mil anos, rsrsrsrs

Abração

Manoel Severo

Julio Cesar disse...

Amigo Severo
Delmiro Gouveia é um dos maiores personagens do Nordeste que, junto com Rodolfo Teófilo, forma uma dupla dos mais injustiçados homens da nossa história.
Aqui no Ceará, poucas pessoas já ouviram falar desses dois heróis que tanto fizeram pela região.
Só para ter uma idéia, se voce perguntar sobre Rodolfo Teófilo nas ruas de Fortaleza, a indicação que voce receberá é que se trata de um bairro da cidade. Pode?
Mas tenho fé que o que é de Cesar, voltará a ser de Cesar.
Um grande abraço

CARIRI CANGAÇO disse...

Caro Julio, é incrível o desconhecimento sobre tão significativos ícones de nossa história, é dever nosso esse resgate.

Grande abraço.

Severo