Múcio Procópio, Cariri Cangaço e Antônio Conselheiro.

.
Danielle Esmeraldo, Manoel Severo e Múcio Procópio, em Natal.

Neste último final de semana estivemos visitando alguns amigos na cidade de Natal, Rio Grande do Norte; com certeza, como fazemos todos os anos; desde Dezembro do ano passado, estamos reunindo os amigos; suas impressões, críticas, sugestões e principalmente os talentos, para a construção de nosso Cariri Cangaço 2011. Muitas novidades teremos. Nesta noite de sábado tivemos momentos marcantes e a perder de vista e de hora, com o amigo pesquisador, Múcio Procópio.

Múcio, um dileto e estimado amigo, esteve ao nosso lado nas duas edições do Cariri Cangaço; na primeira edição em 2009, participou como Moderador de uma das Mesas, já na segunda edição, no ano passado, nos brindou com uma das mais completas e instigantes Conferências de todo o evento. No "solo sagrado" do Caldeirão do Deserto, do Beato José Lourenço, em Crato, Múcio nos trouxe o Perfil nu e cru, de outro Beato: Antônio Vicente Mendes Maciel, ou seja: Antônio Conselheiro.


Em Crato, durante o Cariri Cangaço 2010, tivemos um Múcio mais solto, falante, didático, professoral e verdadeiramente sensacional; por mais de duas horas ficamos todos hipnotizados com a magistral história e a  saga deste cearense de Quixeramobim e grande arquiteto de Canudos. A prosposta e as expectativa do Cariri Cangaço foram plenamente satisfeitas. A idéia era exatamente conhecermos o perfil desse grande personagem da história do Brasil e do nordeste, o fato é que, Antônio Conselheiro e Canudos são tão intrigantes que seria necessário muitos e muitos seminários, apenas para conhecermos superficialmente o assunto.

Na presente viagem a Natal e na agradável noite em que tivemos o prazer de jantar com o amigo Múcio, o objetivo principal foi alcançado: dá o "start", o ponta pé inicial a mais um Projeto com a Marca Cariri Cangaço. Pois é, antes mesmo do Cariri Cangaço 2011, talvez tenhamos novidades ! Aguardem !

Manoel Severo
.

8 comentários:

Lima Verde disse...

Antônio Conselheiro é assunto para muitos seminários realmente, infelizmente não pude comparecer ao CC 2010 e perdi esta apresentação do professor mucio de Natal. De qualquer forma fica o registro de que a cada dia se tem mais a noção da grande importancia de resgatar e mostrar a verdadeira história do Brasil.

Fernando C L Verde

Anônimo disse...

Caro Manoel Severo, saudações meu amigo. Sobre o Dr Mucio é desnecessário fazer qualquer comentário, tanta ele como Lemuel, o prefesscr Océlio e o professor Sávio, fizeram um dia totalmente especial; mas o melhor mesmo é sempre a aventura de chegar ao Caldeirão!!!! rsrsrsrs.

Abraço aos amigos,

Alberto Lima

Anônimo disse...

Abraços ao Mucio Procópio e o pessoal da SBEC Carriri Cangaço;

Valeu Severo.

Pedrinho

Yuri Luna disse...

O Conselheiro merece, como vc fala, um seminário inteiro, muito do que escreveram sobre o canudos foi sob a otica de quem venceu, como toda a história, infelizmente.

YURI

CARIRI CANGAÇO disse...

Grande Alberto, nota-se que está com saudade daquela tranquila caminhada sob o sol escaldante do caldeirão!!!rsrsrsrs,

abraço meu amigo.

E quanto ao Conselheiro e Múcio, aguardem que teremos novidades com a marca Cariri Cangaço.

Manoel Severo

Helio disse...

Que bons ventos tragam mais uma grande idéia desse incansável Cariri Cangaço.

Professor Mario Helio

Anônimo disse...

Múcio Araújo é, reconhecidamente, o maior Coselheirista do RN... A SBEC tem satisfação em tê-lo no quadro de sócios efetivos e atuantes.
Que Múcio e o CAriri Cangaço 2011 se cubram com as bênçãos do Conselheiro.
Kydelmir Dantas
Mossoró - RN

gilmar teixeira disse...

Dr Múcio o quero como palestrante no evento que faremos em julho aqui em Feira de Santana,Feira Coronéis,beatos e cangaceiros,será um evento arretado e sua presença com a moçada do SBEC é importante para o sucesso do evento,abraços Gilmar Teixeira.