Mossoró e Lampião Por:Marcelo Silva

.
Marcelo Silva em visita ao Memorial da Ressistência

Novamente visitei a cidade de Mossoró. Falar de Mossoró nos lembra o potencial do seu subsolo privilegiado pela presença do petróleo e das águas quentes. Hoje, é uma cidade que passa por um processo de desenvolvimento urbano acelerado. Foi uma viagem rápida que fiz a negócios profissionais. A Petrobrás necessita recuperar algumas áreas degradadas. A PARQUI, empresa que atua na área de reflorestamento, foi escolhida para este desafio. Fomos muito bem acolhidos pelo pessoal de operação da empresa. Com a situação do trabalho resolvida fomos visitar o Centro Histórico da cidade, ciceroniado pelo petroleiro Kydelmir que com sua sabedoria cultural nos relator sobre a história de Mossoró, principalmente com relação à resistência da cidade ao ataque do grupo de Lampião – o rei do cangaço - no ano de 1927.

Conheci o MRM – o Memorial da Resistência de Mossoró construído pela Prefeitura Municipal. O espaço, construído em uma área que pertencia à via férrea – próximo a Igreja Matriz, apresenta toda a história da tentativa de invasão de Lampião e seu pessoal. Kydelmir Dantas expressa com muita fidelidade no cordel “As mulheres Cangaceiras Humanizaram o Cangaço” esse tempo:

“Foi um tempo atribulado

No Nordeste brasileiro.
Em oito (8) dos nove (9) estados,
O cangaço fez roteiro,
Deixando, aonde passava,

A canga do desespero.

“Pernambuco, Paraíba
E o Rio Grande do Norte.
Mas topou em Mossoró,
Um povo valente e forte,
Se Lampeão não recua,
Tinha encontrado a morte.”

 
Mossoró oferece um exemplo para outras cidades na implantação de equipamentos culturais onde são registradas referências de sua história.
 
Marcelo Silva
marcelosilvapv.blogspot.com
 
NOTA CARIRI CANGAÇO: Marcelo Silva, um dos mais notáveis homens públicos que conheci; pela retidão, seriedade, espírito público e determinação, com o qual tive o privilégio de trabalhar por quase oito anos, quando Prefeito de Maranguape; agora se aproxima do mundo do cangaço. Seja bem vindo amigo Marcelo, se aproxegue, puxe o tamborete e viva o maravilhoso mundo do Cariri Cangaço.
.

5 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Senhor Marcelo Silva:

Ao se decidir entrar no mundo do cangaço, isto é, estudar Lampião desde do início da sua briga com Zé Rufino até o último dia de vida, lá na grota de Angicos, o senhor irá acompanhar um dos melhores divertimentos sobre o assunto.

É fantástico, maravilhoso quando se abre páginas deste movimento social dos jovens do nordeste. Muitos não querem estudar o tema "cangaço". Mas quando se decidem, apodera-se de um ciclo vicioso e passa a ser cativo ao tema. Lembre-se que quem fez maldades contra os Estados do nordeste foram os cangaceiros e não nós.

Venha! Junte-se a nós estudantes.
Venha! Junte-se aos grandes escritores e pesquisadores, que com certeza, estarão esperando a sua participação nas histórias lampiônicas.

José Mendes Pereira - Mossoró-Rn.

Helio disse...

Caro Prefeito Marcelo Silva, é uma surpresa e uma satisfação encontrar o senhor nas páginas do Cariri Cangaço, mais uma vez o danado do Severo nos surpreende.

Seja bem vindo.

Professor Mario Helio

José Mendes Pereira disse...

Senhor Marcelo Silva:

Infelizmente me empolguei tanto com Lampião, que findei trocando as bolas, pois em vez de Zé Rufino, eu retifico, é Zé Saturnino, o seu primeiro inimigo.

Mas como dizem que o erro é humano, o senhor vai entender a minha displicência na hora de escrever o nome do primeiro inimigo de Lampião.

José Mendes Pereira – Mossoró-Rn.

Anônimo disse...

Olá meu amigo Manoel Severo,

Muito obrigado pelas suas palavras carinhosas.Admiro muito seu interesse pela história do cangaço.
Você é um ser humano polivalente, que faz bem ao mundo.
Avante companheiro.

Abração

Marcelo Silva

Anônimo disse...

Dr. Marcelo nos dá uma alegria ao inserir no seu blog este comentário. Muito grato.
Severo, como sempre, um 'gentleman' do Cariri Cangaço.
Abração a ambos.
Kydelmir Dantas - Mossoró-RN

PS: José Mendes Pereira... Precisamos nos encontrar no memorial. Entre em contato, por favor, 3323 2307.