Pesquisadores recebidos em Aurora Por:José Cícero

.
Josué, Zé Cícero e Lili

Dois importantes pesquisadores e entusiastas da história do cangaço nordestino estiveram visitando Aurora na manhã de sábado(22) quando foram recebidos pelo também aficionado da história lampiônica, o secretário de Cultura do município, professor José Cícero.

Trata-se do carioca de Saquarema Josué Santana de Macedo e da historiadora mineira de BH Nely Maria da Conceição(Lili) – filha da dupla de cangaceiros do bando de Lampião: Moreno e Durvinha. Lili que por sinal já estivera em Aurora em agosto do ano passado por ocasião do Seminário Cariri Cangaço comemorativo aos 83 anos da passagem de Lampião e seu bando pelo território aurorense.

Depois de visitarem o prédio da secretaria de cultura, os dois pesquisadores ciceroneados pelo secretário empreenderam visita até a fazenda Ipueiras antiga propriedade do célebre coronel Izaías Arruda e Zé Cardoso. O local ficou famoso por ter sido palco de dois dos mais importantes momentos na história de Lampião na região do Cariri. O primeiro por está diretamente relacionado a trama para a invasão de Mossoró, posto que foi toda ela, arquitetada na Ipueiras de Aurora, sob a logística e o patrocínio direto do coronel Izaías, Zé Cardoso e Massilon Leite.

Nas Ipueiras de Zé Cardoso e Izaias Arruda


E depois, por ter sido também, quando do retorno de Lampião, o exato local onde ocorreu a famosa tentativa de envenenamento do bando lampiônico ante a traição do coronel e, em seguida, um dos mais intensos e enigmáticos confrontos de Lampião contra a volante do major Moisés de Figueiredo auxiliado pelos jagunços de Izaías; até então considerado um dos maiores coiteiros do rei do cangaço na região.

Na oportunidade, os pesquisadores, ao lado de José Cícero conheceram de perto o sítio Ipueiras, localizado a cerca de 12 km da sede do município. Assim como as ruínas da residência do coronel onde aconteceram as negociatas e reuniões para o traçamento das estratégias com vistas ao histórico assalto a cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte em 1927.

Os pesquisadores visitaram ainda a antiga casa (ainda de pé), do vaqueiro do coronel Izaías e Zé Cardoso, sendo tudo registrado em fotografias. No retorno Josué e Lili foram convidados para um almoço na residência do secretário de Cultura ao lado da sua esposa a professora Cláudia Maria.

Depois de Aurora a dupla se dirigiu para o estado do Pernambuco(Buíque) e de lá para Alagoas(Piranha e Poço Redondo) e Sergipe onde finalizam o roteiro de visitas a alguns dos locais marcantes da história do cangaço nordestino. De lá retornarão para os seus estados de origem. Desde o dia 14 que os mesmos estão viajando pelas paragens nordestinas seguindo, literalmente, as pegadas de Lampião e seu bando. A previsão é de que as visitações sejam concluídas dia 27. Juazeiro, Brejo Santo, Missão Velha, Limoeiro do Norte e AURORA foram alguns dos municípios visitados no Ceará, além de Cajazeiras, Uiraúna e Nazaré na PB, Jeremoabo, Paulo Afonso na BA, Serra Talhada, São José do Belmonte e Buíque no PE, bem como Mossoró e Apodi no RN, dentre outros em Alagoas e Sergipe. Tanto Josué quanto Lili já confirmaram presenças no Cariri Cangaço edição 2011.

FONTE: http://blogdaaurorajc.blogspot.com
Redação do Blog de Aurora e da Seculte
José Cícero - Secretário de Cultura de Aurora
Pesquisador do Cangaço

NOTA CARIRI CANGAÇO: Nosso abraço ao grande amigo José Cícero, competente e dinâmico Secretário de Cultura de Aurora, que com a maestria que lhes é peculiar recebeu nesta última semana os amigos Josué e a querida Neli. É a família Cariri Cangaço se reencontrando até setembro chegar... Aurora e José Cícero são um dos anfitriões do Cariri cangaço 2011.
.

4 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

E aí, meu querido Severo, nao deu certo colocar o player da Rádio Chapada do Araripe no Blog Cariri Cangaço ? Recebeu meu e-mail ?

Abraços,

Dihelson Mendonça

CARIRI CANGAÇO disse...

Recebi Dihelson, não consegui mesmo, mas estarei no Cariri neste final de semana e com certeza vc irá nos auxiliar,

Abração,

Severo

Lima Verde disse...

Não conheço o José Cícero, mas seu trabalho na secretaria de Aurora já é de nosso conhecimento, além de ter sido, segundo Severo, um dos destaques do Cariri Cangaço,

parabens ao secretário.

Fernando C L Verde

José Mendes Pereira disse...

Confrade Severo:

Neste artigo você fala do envenenamento do bando de Lampião, lá pras bandas de Aurora.
Antes de me tornar um fanático e apaixonado pelo tema "CANGAÇO", li esta informação em um material de um escritor qualquer (no bom sentido, em eu chamar escritor qualquer), pois eu não guardei na memória quem seria o autor, porque antes eu lia o cangaço simplesmente por curiosidade.
Mas esta informação do envenenamento ficou em minha mente, e até os dias de hoje eu não mais encontrei nada que fale sobre o suposto envenenamento.

Você tem guardado em sua mente quais foram os escritores que registraram esta reportagem? Ou em qual blog eu poderei encontrá-la?

Parabéns ao senhor Josué e Lili, convidados do Secretário de Cultura de Aurora, José Cícero, por terem se sentido em casa quando foram recebidos por ele em sua residência e em sua terra natal.
Eu acredito que em cada lugar do Nordeste tem sempre uma pessoa que faz parte da família do Cariri Cangaço. Por isso, ninguém ficará perdido em cidades que não as conhece, pois será amparado por um dos amigos do Cariri cangaço.

José Mendes Pereira – Mossoró-RN.