Navegando o Opará até Angico

.
Diário de Viagem, Piranhas
Opará, Dia 28 , 9h 30min
.
Estamos descendo o Velho Chico, à nossa esquerda Alagoas, à direita Sergipe

Opará, essa é a denominação do Velho Chico, pelos indígenas. O majestoso rio da integração nacional, nasce no município de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a aproximadamente 1200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, tendo por fim sua foz no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 mil km² e atingindo 2 830 km de extensão.

O Rio São Francisco tem seu "descobrimento" creditado ao navegador Américo Vespúcio, que navegou em sua foz em  1501, e seu nome em homenagem ao Grande Francsico de Assis  se dá pela data da expedição , 04 de outubro, dia em que o mundo cristão festeja São Francisco.

Rumo ao Catamarã Cangaceiro...destino:Angico, desse porto saiu a volante do Tenente João Bezerra para matar Lampião

Ricardo Sabadia no Porto de Piranhas

O Cangaceiro, companheiro que nos leva a Angico

No caminho: O povo do Rio

Começamos da deixar Piranhas para tras...

O trajeto do porto de Piranhas até a Grota do Angico é feito pelos Catamarãs, O Cangaceiro e Volante, ambos da família Rodrigues Rosa, tendo a frente o companheiro Célio Rodrigues. São cerca de 11km rio abaixo, do lado alagoano o município de Piranhas, do lado sergipano o município de Canindé do São Francisco. 

Danielle Esmeraldo

Jairo Luiz e Alcino Costa

Lia Sabadia

Família Rodrigues Rosa: Angesila, Washington e Célio

Marisa Sabadia e Danielle Esmeraldo

Todo o trajeto fluvial é simplesmente fascinante, a beleza do rio, uma imensidão de azul nos cercando por todos os lados, ao longe, nas duas margens a vegetação rala, típica da caatinga, o verde das últimas chuvas e no céu, um ou outro pássaro parecendo nos observar...e saber para onde iríamos. Perto de trinta minutos depois, chegaríamos ao pier do Restaurante Angico e dalí seguiríamos pela trilha utilizada pela volante, até a grota mais famosa do planeta.

Antônio Vilela e Ricardo Sabadia

Famíllia Cariri Cangaço reunida mais uma vez

Catamarã O Cangaceiro

 Desembarque no pier do Angico

Washington Rodrigues, Vilela e Alcino Costa
.

4 comentários:

Julio Cesar disse...

Sem dúvida, navegar o Velho Chico n'O Cangaceiro, sob o comando de Célio e a companhia de mestre Alcino, Vilela, Severo, Daniele, Jairo, enfim, os grandes aventureiros da saga do cangaço é maravilhoso.
Piranhas é uma cidade linda e bem cuidada; o pequeno atracadouro é muito charmoso e a caminhada até a Grota famosa é fantástica.
O meu querido Alcino, com aquele chapéu e sua bengala improvisada estava parecendo um monge budista (a calma ele já tem)jorrando informações e colocando mais questionamentos nas cabeças dos ouvintes.
Parabéns pela viagem e um grande abraço a todos.

CARIRI CANGAÇO disse...

Querido amigo Júlio, eu já paguei caro o fato de ter "declinado DECANO" em relação ao Caipirão, rsrsrsr, agora vem vc com BENGALA!!! rsrsrsrs
Te prepara que o Véi tá muito macho!!!!

Abração meu amigo, beijos em Juliana

Manoel Severo

Anônimo disse...

Caro Severo e Júlio

O Alcino Alves Costa é uma grande reserva moral do Sertão, mas o "véio" além de teimoso é "metido" a aventureiro rsrsrsr.

Um grande abraço a todos

Jairo Luiz Oliveira
ROTA DO CANGAÇO XINGÓ

José Mendes Pereira disse...

O Rio São Francisco apesar de não o conhecer, mas é uma das maravilhas da natureza do Brasil. Conhecido também por Opará, dado pelos indígenas, e pela população que mora em suas margens de “Velho Chico”.
A sua nascente está localizada no município de Medeiros, passando pela então Serra da Canastra, lá no Estado de Minas Gerais, e tem em média, 1200 metros de altitude, passando pelo Estado da Bahia, e se alastrando na divisa Pernambuco.
Mas o Rio São Francisco ainda avança nas divisas dos Estados de Sergipe e Alagoas, e indo derramar suas assombrosas águas no Oceano Atlântico, banhando uma área de terra, num total de 641 000 km² por 2 830 km de extensão.
O Rio São Francisco é um gigantesco mar de águas doces, que a mãe natureza, até hoje tenta preservá-lo.
Inclusive a grota de Angicos, onde lá o famoso e destemido Lampião e a sua malta gostavam de armarem as suas barracas. Lampião adorava aquele lugar, e por mania, findou entregando a sua vida aos policiais, ficando apenas como testemunha as águas do velho Chico.

José Mendes Pereira – Mossoró-Rn.