As palavras chegam a ser insuficientes Por:Wescley Rodrigues

Wescley Rodrigues, Lili e Danielle Esmeraldo

O que falar do Cariri Cangaço depois de tantos depoimentos magníficos narrando, por meio de experiências vivenciadas, toda a grandiosidade desse evento que já se configura como o maior do gênero no país? As palavras chegam a ser insuficientes e pobres para expressar quanto de grandioso, construtivo, divertido é o Cariri Cangaço. Não é só mais um evento que busca elucidar fatos históricos, vai além, é um encontro de amigos, uma família unida em torno de uma temática e paixão comum: o Cangaço.

É oportuno recordarmos a lapidar frase de Tristão de Ataíde que dizia: “A primeira condição para se realizar alguma coisa, é não querer fazer tudo ao mesmo tempo”. E assim, o curador do Cariri Cangaço, o gentry Manoel Severo, foi construindo um evento a pequenos passos, mas com a grandeza das grandes iniciativas.

O Cariri Cangaço já nasceu grande! A cada edição temos a oportunidade de descortinar um pouco das belezas do cariri cearense, um mundo que se abre ao deguste e desejo dos nossos olhos de esmiuçar o novo. As riquezas naturais unem-se a simpática do povo e a sabedoria que emana da fonte perene que é o Cariri Cangaço, matando a nossa sede de conhecimento e gestando no nosso âmago o desejo que logo chegue o ano de 2012.

Cada momento é marcante, seja durante as visitas técnicas que ajuda-nos a desbravar a riqueza natural e cultural do cariri, os debates acalorados nos quais permanece, apesar das divergências de opiniões, o respeito mútuo e a admiração; e as alegrias do translado de uma cidade para outra, cujos ônibus tornam-se celeiros de socialização e troca de experiências.

Não tem como ficar indiferente ao Cariri Cangaço, tratá-lo como mais um evento sobre o cangaço, ele é muito mais do que isso, é um projeto grandioso demais para enquadrar-se somente na categoria de evento cultural, é o reencontro de uma família, e o florescer de novos conhecimentos.

Resta-nos somente agradecer do fundo dos nossos corações a toda equipe do amigo Severo e Daniele pelo esforço, dedicação, acolhimento, respeito e ajuda. Vocês são partes essenciais, “pontos de luz” que guiam esse maravilhoso evento. Marcas indeléveis vocês deixaram nas nossas memórias e lembranças. Como nos lembra Sartre: “O homem não é nada mais do que aquilo que faz a si próprio”, e vocês se fizeram merecedores do nosso carinho e admiração. Com minhas saudações cangaceiras e meu abraço fraterno,

Prof. Wescley Rodrigues

Brasília - DF

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com professor Wescley,o cariri cangaço já começou grande, e ficará ainda maior e mais forte a cada ano. Parabéns ao curador Manoel Severo, pela iniciativa e pelo amor ao conhecimento.


Professora Isabel Zastani

Anônimo disse...

Professor Wescley suas palavras são justas e precisas, o evento do Cariri Cangaço é nobre e enobrece o nordeste justamente pelo sentimento de todos que participam.

parabens,

Ribamar garcia
Fortaleza