Pro Rock in Rio não, mas pro Cariri Cangaço 2011 EU FUI !!!Por:Kiko Monteiro

Kiko Monteiro


Um pedido do coroné é sempre prioridade. Deixei meu Cariri no ultimo pau de Arara, mal pisei o pé no terreiro de casa, lá está a ordem do homi. Pois bem vou lhes dizer: Chegar até o querido Ceará este ano não foi fácil visse? Eu que sou apenas um rapaz latino americano... Mas graças a Deus e a um amigo de fé estivemos pela 3ª vez na terra do Padim pra abraçar, conhecer e reconhecer amigos que só o cangaço proporciona.

A gente passa os oito, aliás, os 12 meses do ano esperando setembro chegar pra poder cantar VOU-ME EMBORA PRO PASARGADA, LÁ SOU AMIGO DO REI... Respirar o ar da Chapada do Araripe. Ainda que nem sempre sopre a nosso favor, pois a quentura em alguns locais era de produzir fogo pelas narinas, mas superou-se.

Conselho pra quem pretende se escalar na próxima edição: Cariri Cangaço não é turismo. Cada convidado é resultado de uma seleção especial e requer investimento. A programação consiste em exercício mais físico que mental. Eu mesmo quase tombo na ultima tarde, mas não dei ousadia. Graças à Deus e a assistência médica das aeromoças Laninha e Mabel aliadas a atenção de Heldemar estávamos renovados horas depois. Não quis acordo com a fadiga, não suportaria desperdiçar nenhum dos momentos finais.

João de Sousa, Kiko Monteiro e casal Geraldo Ferraz

Retrospectiva:Cheguei à porta do Salviano Arraes e quando ouvi a filarmônica tocar “Mulher Nova Bonita e carinhosa”... de compadre Zé e compadre Otacílio eu percebi “é aqui mesmo, estou em meu lugar”. Vi que o debate sobre Angico deve rolar por muitos e muitos anos, afinal o que seria da pesquisa sem as certezas de Amaury, sem as dúvidas de Paulo e sem os mistérios de Alcino?


Ressalto a estréia de compadre “Souza Neto do Barro” no hall dos escritores somando com imensas saudades da Aurora de compadre Zé Ciço. Ambas as cidades deram show de boas vindas e organização. Meu vizinho de Estado tenente Marins desafiou os ácaros dos arquivos das forças baianas e apresentou conteúdo de documentos importantes para a platéia do confortável SESC do Juazeiro. Em seguida a van premier do primeiro capitulo da “SEDIÇÃO DE JUAZEIRO” deixou a todos com gosto de quero mais.

Cheguei a dar uma escapada do grupo, não pra repousar, foi para explorar o berço de outro “Rei” que nasceu ali vizinho ao Crato. Junto com Wilson Seraine, João de Sousa, Rubinho e o ilustre Reginaldo esticamos até a cidade de Exu terra de Luiz Gonzaga pra visitar as dependências do parque Aza Branca. Nosso coroné Ângelo se valendo de uma escada Magirus foi até o topo de sua estante e levou para cidade de Barbalha a primeira fase da literatura cangaceira. Obras produzidas quando o Rei do cangaço ainda corria sertão adentro. Na sequencia meu sindico e sócio Ivanildo Silveira com seu infalível misto de seriedade e irreverência instigou o pessoal com parte de seu acervo apresentado em “O CANGAÇO EM IMAGENS”.

E Gilmar Teixeira? Pensou que ia perder o couro, mas voltou inteiro e mais estimulado com seu trabalho “QUEM MATOU DELMIRO GOUVEIA?” Faço questão de destacar com louvor a receptividade em Porteiras somada à palestra do Dr Napoleão Tavares que resultaram em um dos melhores momentos desta edição. E por fim a aula de M.P.N. música popular nordestina proporcionada pelo ecletismo sofisticado de Múcio Procópio nos últimos instantes do Cariri cangaço 2011.

É isso aí, desde domingo já iniciei mais uma contagem visse. Com a honra de ser Conselheiro Consultivo deixei nossas sugestões que somadas as dos meus correligionários o que já é bom pode melhorar inda mais. Muito obrigado Severo e Danielle por mais essa terapia de grupo. Saudades ? Vamos aliviando através dos nossos blogs e das redes sociais.


Kiko Monteiro
Conselheiro do Cariri Cangaço
Administrador do Lampião Aceso

5 comentários:

Gilmar Teixeira disse...

Amigo Kiko voltei inteiro e cada vez mais convicto do que escrevi,é tudo verdade,doa a quem doer,a história é pra ser contada,seja por um simples sertanejo como nós,ou até pelos acadêmicos(apenas para os incomodados) que se intitulam donos da escrita ,verdades e da própria história do nosso povo?,por eles não leriamos a poesia de Cora Coralina,os poemas de Patativa do Assaré,não apreciaríamos os repentistas de viola e não ouviríamos a bela canção de Luiz Gonzaga,além dos belos poemas de Castro Alves,afinal nenhum deles formulou belas teses acadêmicas,mais ficarão na história por que produziram suas obras para o povo e ficarão eternizados na memória de nosso país para sempre,isto é o que escrevi,para o povo e para quem sinta se povo,vamos em frente que atrás vem os maldosos e pobres de espírito,abraços do amigo Gilmar.

José Cícero disse...

Abraços fraternos e efusivos aos amigos: Kiko Monteiro e o grande Gilmar Teixeira - 0 agora - testesmunha ocular de quem matou Delmiro.

Julio Cesar disse...

Amigo Kiko....

Voce é um poeta, um grande escriba das coisas do nordeste.

Bela narrativa do nosso Cariri Cangaço.

Um grande abraço

Juliana Ischiara disse...

Kikíssimo, excelente observações. Também não trocaria o Cariri Cangaço pelo Rock in Rio.

Grande Gilmar,
êita!!!!!! Você botou para quebrar rsrsrsrs, adoreiiiii.

Abraço fraterno

Juliana Ischiara

Anônimo disse...

Amigo Kiko - parabens pelo teu trabalho. A tua presença é sempre marcante no evento.Obrigado pela companhia. Saude e Tudo de Bom - abraço - Alfredo Bonessi - SBEC - GECC