Barbalha, uma das grandes anfitriãs do Cariri Cangaço 2011
Em Barbalha, à noite dessa quinta-feira (22), no Cine Teatro Neroly Filgueira Sampaio, foi aberto terceiro dia do Cariri Cangaço, evento que com pauta itinerante está passando por várias cidades da Região do Cariri, reunindo ilustres personalidades, conferencistas, historiadores e 128 pesquisadores de 17 estados de União, uma iniciativa do Cariri Brasil.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha conseguiu oferecer aos nobres visitantes um cenário típico da caatinga, região que serviu de esconderijo do bando de Lampião e outros grupos da época, a detalhar: Árvore de galhos secos, oratório, panelas e potes de barro, candeeiros, balaios de cipó, mesa em estilo rustico e cadeiras com acentos de couro no mais autêntico cenário de um passado que fez a história do cangaço no Nordeste do Brasil.
Cenário no Cine Teatro em Barbalha
Ângelo Osmiro, um dos conferencista da noite
Hugo Rodrigues, moderador da noite, que contou ainda com o conferencista Ivanildo Silveira
Os trabalhos foram abertos com a Mesa Diretora composta por: Dorivan Amaro dos Santos – Secretário de Cultura e Turismo do Município representando também o prefeito municipal ausente por motivos superiores; Sr. Manoel Severo Barbosa – Curador do Cariri Cangaço ; Ângelo Osmiro – Presidente do GECC – Grupo de Estudos do Cariri Cangaço; Josier Ferreira – Professor e historiador (Instituto Cultural Pró-memória); Josélio Araújo – Presidente da Associação dos Poetas de Barbalha; Francisco Demontier dos Santos Ferreira (Panticola), ex-secretário de cultura do município, músico, folclorista.
O poeta barbalhense Ernane Tavares Monteiro, presenteou o público presente com o Cordel “O ÚLTIMO DIA DE LAMPIÃO”, Manoel Severo Barbosa – Curador do Cariri Cangaço, no uso da palavra de abertura dos trabalhos agradeceu ao Gestor Público Municipal, a Secretaria de Cultura e Turismo do Município e ao povo de Barbalha pelo carinho e a boa hospitalidade para com todos os membros da caravana Cariri Cangaço, e fez elogios ao secretário, Dorivan, pela coragem e o dinamismo de abraçar, receber e apoiar o evento Cariri Cangaço.
Secretário, Dorivan Amaro dos Santos, justificou a ausência do prefeito, deu boas vindas aos visitantes, ilustrou a importância do evento e enalteceu o trabalho do Curador do Cariri Cangaço Sr. Manoel Severo Barbosa. Logo em seguida a mesa diretora foi desfeita para receber os escritores Ângelo Osmiro e Ivanildo Silveira conferencias da terceira noite do Cariri Cangaço, que se deu no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira Sampaio devidamente ornamentado, que recebeu bom público para o evento, tendo ao alcance de todos mesas expondo grande número de livros sobre a rica história do cangaço pela autoria de vários famosos escritores do Brasil.
Silva Neto / Barbalha
FONTE:www.diariodocariri.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário