É o maior evento sobre o tema, no Brasil Por:Raimundo Marins

Narciso Dias, Manoel Severo e Capitão Raimundo Marins

Família Cariri Cangaço, caros irmãos, pelo segundo ano consecutivo tive a oportunidade de participar deste que é o maior evento sobre o tema no Brasil. Decorrente disso, quero solicitar aos amigos que me deram o prazer de acompanhar-me nas jornadas empreendidas naqueles locais de beleza e importância singulares a preciosa atenção para algumas breves considerações.


Inicialmente, quero pontuar que minha ida ao Cariri deve-se à sensibilidade do Coronel PM Alfredo Braga de Castro, que comandando atualmente a Polícia Militar da Bahia tem a dimensão exata da importância dos fatos desenrolados no sertão nordestino, em particular na parcela correspondente ao território baiano, para o entendimento da dinâmica da segurança como um todo. Os fatos ocorridos no passado, dentro de uma mínima abordagem histórica, funcionam como combustível para o desenrolar dos acontecimentos presentes na medida em que alimentam mecanismos destinados à construção das diversas relações sociais, relações estas que permeiam nosso cotidiano, indistintamente. O interesse, portanto, da participação em eventos de tal porte, aliado ao fato da seriedade no trato do assunto e na possibilidade de troca de conhecimentos com a sociedade civil que se organiza em prol de temática tão intrínseca à cultura de nosso povo, se traduz na oportunidade que temos em compartilhar os saberes do povo, este ente que tudo vê, tudo escuta, tudo fala, tudo processa, e de onde tudo se origina.


No particular, é com o sentimento de felicidade ampliado que observei a maturidade do evento, desde a programação que buscou contemplar os diversos olhares sobre o problema até a diversidade dos palestrantes, contemplando o homem do povo que mergulhou na pesquisa do assunto que tanto o interessa na mesma medida do acadêmico multiplamente laureado.


Dentre os acontecimentos do encontro, guardarei lembrança especial da programação montada nas cidades que percorremos, uma vez que os semblantes dos habitantes daqueles municípios refletiram exatamente a satisfação de se verem enquanto sujeitos de suas próprias realidades.

Dessa forma, só me resta agradecer a vivência prazerosa que desfrutei entre os membros da família Cariri Cangaço no período do evento, sem esquecer os agradecimentos à denodada equipe envolvida na produção do congresso, que tão bem soube driblar as naturais adversidades surgidas em realizações de tal porte. Penhoradamente agradeço, também, a possibilidade ímpar de levar a versão policial militar a fatos no mais das vezes envoltos em parcialidade, dando vez e voz a atores quase sempre ignorados.

Parabéns a todos e muito obrigado.
Capitão PMBA Raimundo Rocha Marins
Salvador - Bahia

2 comentários:

Anônimo disse...

Saudoso e ilustre Cap Marins - obrigado pela informações sobre tão importante tema: a PM da Bahia.Leve o meu fraterno abraço a Força Policial da Bahia, meu respeito, agradecimentos e considerações.Saúde a todos.Abraço Fraterno. Alfredo Bonessi - SBEC -GECC

Aderbal Nogueira disse...

Marins e Narciso. Parabens a ambos pela brilhante presença Foi uma satisfação ter estreitado amizade com os dois amigos. Aderbal Nogueira