A história daqui tem que ser contada e compreendida por todo povo brasileiro Por:Gilmar Teixeira

Gilmar Teixeira

Após uma viagem de mais de 800 kms, saindo de Feira de Santana e cruzando os sertões de quatros estados nordestinos ,chegamos a Crato, capital do cariri, berço da história do Padre Cicero Romão, onde ficariamos hospedados para mais uma jornada espetacular que é o Cariri Cangaço 2011, evento esse já considerado a Meca dos estudiosos e pesquisadores dos grandes temas da cultura nordestina, beatos, coronéis e cangaceiros, agora era só esperar o evento começar... e que começo.

Uma belíssima abertura, homenageando o curador do evento, Manoel Severo, como mais novo cidadão Cratense, homenagem mais que justa a esse homem que tem levado o nome do Crato e de todo cariri cearense, aos mais diversos estados brasileiros e até estrangeiro, a saber que aqui tem história e que a história daqui tem que ser contada e compreendida por todo povo brasileiro, afinal esse quinhão chamado sertão, também é Brasil.

Não há nada mais lindo e emocionante que as recepções, proporcionadas a nós pesquisadores ,que as cidades que fazem parte do caricangaço, como Barbalha, Aurora, Barro, Missão Velha, Porteiras e as antriões Juazeiro e Crato. Sempre nos brindando com aquele jeito bondoso e alegre que é o povo do sertão nordestino, eu que sou nascido nesse chão sagrado que  são os sertões, em cada apresentação e visita, sou remetido ao passado, banda de pifanos, romeiros, penitentes, fazendas, a gente boa que nos recebe, é aqui onde minhas origens são afloradas e as doces lembranças de uma infância e adolescência são confrontadas com o que vemos em outras paragens e chego a conclusão, é tudo igual, é tudo sertão, é a mesma história e a mesma gente, é tudo Brasil.

Por isso amigos, digo, família cariri cangaço, o evento não terminou, pois continua aqui nesse site ou blog , pois ele é o nosso elo de ligação e comunicação e do qual sou membro efetivo e afetivo, pois é através dele que eu falo, escuto e aperto as mãos de cada um de vocês, amigos e irmãos dessa confraria do saber e alegria, estou contando os dias para estarmos juntos em 2012, mais antes quero a presença de todos aqui em Feira de Santana, no evento: "Feira,Beatos,Coronéis e Cangaceiros 2012",em março de 2012, antes que digam, é cópia do Cariri Cangaço, eu respondo é cópia sim senhor, pois tudo que vier após a criação desse evento e do modo como é feito, é cópia, mas faremos aprimorando o que é feito aí e com os mesmos princípios que norteiam este belo evento, organização, honestidade nos temas apresentados, grandes palestrantes e acima de tudo a alegria em receber cada um de vocês, assim como somos recebidos no cariri cangaço. Fica meu abraço fraterno e da minha família, Claúdia e Louise a cada um de voces, axé a todos e um até breve.

Gilmar Teixeira
pesquisador e escritor
Feira de Santana - Bahia

9 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Gilmar e familiares - Parabens pelo livro - é meu livro de cabeceira. Parabens pela apresentação do tema e pelo trabalho realizado na busca das informações para elucidar o caso Delmiro Gouveia. Saude - abraço - Bonessi - SBEC - GECC

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Amigo Gilmar, veja que coisa. Até onde a justiça pode chegar? Os dois supostos inocentes Jacaré e Róseo só não foram os reais assassinos, segundo a sua brilhante pesquisa, por uma questão de troca de assassinos mais profisionais na pontaria, dentre outras coisas. Viajando um pouco no pensamento, será que é possível se prender alguém antes que essa pessoa cometa um crime? Ou temos que esperar que ele o cometa para assim poder se fazer justiça? Se a história é toda plausível, para mim os dois são tão culpados como os que, na sua versão, realmente atiraram em Delmiro. Algo um tanto complexo, não? Gostaria de saber a opinião dos colegas da lei como: Dr. Ivanildo, Dr. Sérgio, Dra. Juliana, Dr. Pedro entre outros. Valeu.
Aderbal Nogueira.

Obs: Conhecem o filme "Minority Report" com Tom Cruise, que se passa no futuro, onde a tecnologia é tão avançada que eles tem como prever os crimes antes que aconteçam e prendem o futuro assassino antes que ele cometa o ato criminoso?

Anônimo disse...

Muito bom trazer novos fatos ao já discutidos temas do cangaço, a morte de Delmiro está envolta em misterio até hoje, o trabalho do senhor Gilmar trará um novo olhar mesmo que cheio de polemicas.

Çeiça

Gilmar Teixeira disse...

Bonessi obrigado pelos comentários positivos ao nosso livro,isso o torna cada vez mais creditado,quando avaliado por pessoas como você,ao amigo Aderbal,realmente Jacaré e Róseo foram contratados para matar Delmiro Gouveia,mais foram mandados para outra cidade,fazer um serviço identico,mais como não apertaram o gatilho e não eram mandantes deste assassinato,portanto são inocentes no citado crime,foram usados no crime como boi de piranhas,pobres sertanejos,sem famílias influentes,corridos do sertão do cariri,por participação na sedição de juazeiro,por terem lutados contra as tropas de Padre Cicero.Ontem,como hoje,quem tinha e tem poder economico influia a favor ou contra,dependendo do que os interessava,nesse caso a condenação de dois pobres sertanejos sem dó e piedade.Amiga Ceiça,um novo olhar realmente foi lançado no resgate da verdadeira história nordestina,mais os fatos estão aí,mostrados e registrados,não mostro coicidências,como alguns que intervieram e polemizaram,a eles digo, duas(2) coicidências são coicidências,mais quando se mostra mais de tres(3) já são evidências,imagine que o simples autor,apresenta mais de dez(10)coicidências,eu pergunto são coicidências ou evidências.

José Cícero disse...

Meu dileto companheiro de pesquisa: GILMAR TEIXEIRA, saiba que com a vossa obra prestas um relevante serviço à história e a cultura do nosso bondoso e aprazível Nordeste.
PARABÉNS....
José Cícero
Seculte/Aurora-CE
.......................
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com
wwww.prosaeversojc.blogspot.com

Anônimo disse...

Amigos de Cariri Cangaço, com relação a morte de Delmiro, é fato consumado a condenação do dois facínoras, Jacaré e Róseo? Foram julgados? Presos? enfim? E entrando na discussão do senhor Aderbal, o código penal é inflexivel e claro: Não há como imputar crime contra alguem sem que seja provado, dessa forma nunca seria possivel se prender alguém antes que essa pessoa cometa um crime, por antescedencia. A verdade é que essa angustia com relação a criminosos costumazes, não sei se o senhor Aderbal se refere a esse tipo de delinquente, quando sabemos que eles possuem 99,99% de chance de cometer outro crime, não podemos fazer nada até que o mesmo se concretize.

Abraços a todos, parebens pelo blog e pelo Cariri Cangaço,

Dr. Ernesto Lima Nobre

Helio disse...

Caro Aderbal e dr. Ernesto, temos em nossas mãos um assunto mais que polemico; hoje já não temos Luiz Padre nem Sinho Pereira para se defenderem, e quero crer que ainda se tenha muita coisa a se descobrir, mas por esses longos anos fomos convencidos que jaca´re e seu comparsa foram os responsaveis, preciso urgentemente adquirir o livro do espetacular pesquisador Gilmar para tirar minhas dúvidas. Saudações

Professor Mario Helio

Anônimo disse...

Caro Gilmar - estou fazendo um estudo profundo de vossa magestosa obra, juntamente com as obras de outros autores e já estou com um direcionamento de mandantes, diretos e indiretos, autoria e co-autoria bem reforçados. Estão todos no seu livro. Breve comentarei a conclusão a que cheguei. saude - abraço - Alfredo Bonessi -recomendações - SBEC - GECC

Gilmar Teixeira disse...

Professor Mario Helio,mande email para graf.tech@yahoo.com.br ou lique para 75-3281-5080 e adquira o livro,com certeza será bem atendido,abraços Gilmar Teixeira