Lampião em Sergipe, lançado em Aracaju Por:Archimedes Marques

Casal Archimedes Marques e Alcino Costa

A Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe, através da SEGRASE, lançou oficialmente em Aracaju, no dia de ontem, 19 de outubro de 2011, às 18 horas, na Sociedade Semear, o livro "Lampião em Sergipe", excelente obra do escritor, pesquisador e historiador do cangaço, o decano memorialista de Poço Redondo, Alcino Alves da Costa. Vale ressaltar que este livro contabiliza a oitava publicação que leva o selo de qualidade da Editora Diário Oficial.

Apesar da forte chuva que desabava na capital sergipana o público se fez presente ao evento cultural em excelente número, lotando as dependências da Sociedade Semear, em comprovação do quanto é querido e importante para o cenário cultural sergipano a figura carismática do nosso amigo Alcino Alves Costa, tão amado também por personalidades do mundo jurídico, cultural, artístico, jornalístico, pessoas do povo em geral que ali testemunharam o lançamento de mais essa obra desse magnífico homem da cultura sergipana, em especial da cultura do cangaço.

Absoluta certeza tenho que aqueles que fazem o Cariri Cangaço comandado pelo amigo Manoel Severo, Cariri Cangaço esse que é um dos amores do velho-jovem Alcino que se torna menino nas paragens do Crato e adjacências, também estiveram presentes em pensamento ao evento, como de igual modo, plena certeza tenho que todos que fazem a família Cariri Cangaço gostariam de ter tomado um avião e abraçado o Alcino, pois o Alcino é uma dessas pessoas que possuem almas perfumadas e iluminadas, que atrai amigos, que atrai os bons fluidos, que atrai o bem e o bom, que irradia a luz e o amor.

Falar das 292 páginas da grandiosa obra "Lampião em Sergipe" é imergir nos fatos ocorridos na época do cangaço, é sentir a forte influência do coronelismo e do misticismo nos tórridos sertões, é presenciar o sofrimento e agonia do povo com a seca abrasante e com o descaso do governo da época, é ver o bravo sertanejo sofrer avassaladoramente as consequências do cangaço, as atrozes maldades comandadas por Virgulino Lampião, é imaginar tudo isso, bem discorrido em palavras simples do autor, com vasto embasamento calcado nos muitos anos da sua dedicação a leituras, pesquisas e entrevistas com remanescentes da época, além dos longos anos de andanças pelas veredas por onde percorreu o bando cangaceiro, fazendo o seu rastro no Estado de Sergipe, pesquisa essa, pautada com responsabilidade e fidelidade para com a história numa narrativa sobre esse universo, sem subterfúgios, invencionices, uma obra de destaque que o transportará para o mundo dos imortais, a exemplo das outras antecedentes.

Autor: Archimedes Marques (Delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Universidade Federal de Sergipe). archimedes-marques@bol.com.br

Nenhum comentário: