A Sedição... por Aderbal


Quando fui convidado a participar como Co-produtor da mini serie "Sedição de Juazeiro" me senti lisonjeado com o convite. Porém, quando assistimos ao primeiro capítulo da série já editado no teatro do SESC em Juazeiro do Norte, foi que tive a real noção de quão grandiosa ficou a Minissérie.

Trabalho com audiovisual há mais de 20 anos e sou um cinéfilo de carteirinha. E ali pude comprovar o que sempre disse: "Santo de casa faz milagre sim". A prova estava ali na nossa frente. Sem deixar a desejar absolutamente nada às grandes produções globais ou até mesmo hollywoodianas. Com um roteiro muito bem elaborado por Jonasluis, com assessoria dos renomados Renato Cassimiro, Daniel Walker e Renato Dantas a trama estava consistente e muito bem contextualizada.

Padre Alencar Paixoto se prepara para entrar em "cena"...

Pausa nas gravações para "Floro, Conde e Cícero"

Jonasluis, de Icapuí, Ângela, Daniel Abreu e Aderbal Nogueira

Contando ainda com a primorosa direção de Daniel Abreu, que soube como ninguém dar forma e vida à Minissérie de uma maneira única e peculiar, a obra está simplesmente "MÁGICA". Além de tudo passou com louros pelo crivo dos maiores pesquisadores do Brasil que estavam presentes no 3º Cariri Cangaço e que tiveram a oportunidade de assistir e comentar as suas impressões sobre a Série. Só fica uma lamentação: essa magnífica obra era para ir coroar as salas de cinema Brasil afora, inclusive 'além mares', pois para mim a TV é pouco para uma obra tão importante do ponto de vista Histórico e, porque não dizer, cinematográfico.

Aderbal Nogueira
Documentarista e Pesquisador
Sócio da SBEC
Diretor do GECC
Conselheiro Cariri Cangaço

7 comentários:

pedro luís disse...

COBERTO DE RAZÃO ADERBAL.
A "HISTÓRIA OFICIAL" SEMPRE RELEGOU O QUE NÃO LHE INTERESSAVA, RESULTANDO EM DESCONHECIMENTO E NÃO VALORIZAÇÃO DE NOSSA HISTÓRIA POR NÓS MESMOS. DIVULGAR PARA VALORIZAR, ESSA É NOSSA BANDEIRA!!!!

Anônimo disse...

Sem palavras, parabens ao pessoal do Sedição de Juazeiro, a foto da matéria tá simplesmente lindíssima, coisa de primeiro mundo, parabens ao cariri cangaço e a aderbal.

Leila Jeressati

Juliana Ischiara disse...

Caro amigo Aderbal Nogueira,

Não tenho dúvidas de que seus mais de 20 anos atrás das câmeras ou na direção do que captavas as mesmas, o credenciou e o fez merecedor do convite para participar como co-produtor da minissérie.

Realmente o resultado do trabalho ficou excelente, digno de todas as salas de cinema Brasil afora, pena que no Brasil ainda exista uma dicotomia e ou discriminação geográfica cultural criminosa, ou seja, tudo que é “feito, produzido” nas regiões mais ricas do país são impostas como o que há de melhor. O que é feito e produzido no norte e nordeste ainda é vista de forma atravessada, claro, essa discriminação já se amenizou ou foi mitigada e muito ao logo dos anos, mas ainda há muito ranço de uma concepção tacanha de que por aqui predomina a condição miserável, isso em todos os sentidos, cultural, social, educacional e econômico.

Bem, como vemos temos muito coisa para mostrar e o Brasil tem muita coisa para conhecer e saber sobre si mesmo, sobre sua história, principalmente acerca da região nordeste. Tai uma excelente oportunidade, assistir a minissérie. Eu vi e adorei, fiquei emocionada pela grandiosidade do trabalho e da produção.

Parabéns Jonasluis por sua coragem e determinação, espero que você continue este projeto tão bacana, que é o de mostrar nossa história e cultura pelo o viés da sétima arte. Parabéns Aderbal por sua participação e sensibilidade.

Um abraço fraterno

Juliana Ischiara

Helio F. disse...

Vai ser uma obra imperdivel. Parabens a todos. Pro.Helio F.

José Cícero disse...

Parabéns ao nobre Aderbal - nosso amigo e irmão da causa sertaneja...
Grande entusiasta-pesquisador dos nossos grotões cearenses e nordestinos...
José Cícero
Aurora-CE.
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com

Marcos disse...

Quando começa essa mini serie. Estou vibrando. Marcos Vinicios

Anônimo disse...

valeu pessoal pelo menos pelo que a gente ouve e esperar para conferir.
parebens ao Daniel Abreu, esse mago das imagens.

Ribamar garcia
Fortaleza