Delmiro Gouveia convidado especial Cariri Cangaço Por:Manoel Severo

"O Nordeste com que Delmiro sonhava teria os dentes tratados, a barriga forrada e seria pobre, mas decente. O sertão nordestino ainda hoje é desdentado, faminto e miserável. Por isso é que se diz que quando o truste da Machine Cotton comprou dos herdeiros a fábrica de Pedra e atirou suas máquinas no fundo do rio São Francisco estava prestando um serviço tanto a si mesmo - presevando um monopólio de mercado, quanto aos interessados em conservar o espetáculo das dores nodestinas pontilhadas de "ince-lenças". São essas dores, tão folclóricas e de tão grande intensidade dramática, o principal argumento com que os poderosos do lugar estendem a mão à caridade do governo federal para enfiar no bolso a quota maior das esmolas.Delmiro Gouveia foi assassinado em 1917."
 
fonte:http://www.radiodelmiro.com.br/institucional/delmiro/historia.asp


Alcivandes Santos, Luiz Ruben, Voldi Ribeiro e Gilmar Teixeira em tarde de Delmiro no Cariri Cangaço

Um dos maiores brasileiros de todos os tempos...Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, cearense de Ipu, um homem muito à frente de seu tempo, um nordestino "internacional", um homem sem igual; com uma vida cheia de emoções, conquistas e tragédias...e uma morte cheia de intrigas e mistériso. Delmiro Gouveia o grande convidado do quarto dia de Cariri Cangaço, com os conferencistas Voldi Ribeiro com a "Saga de Delmiro " e Gilmar Teixeira com o revelador e polêmico "Quem matou Delmiro Gouveia?".


Gilmar Teixeira e Voldi Ribeiro, uma tarde para ninguém esquecer...
Gilmar Teixeira, Livio Ferraz, Aderbal Nogueira e "Quem matou Delmiro Gouveia?"

"No Nordeste se dizia que grande homem no sertão não havia quatro, só três: Lampião, na valentia; Padre Cícero, na grandeza de coração; e Delmiro, no trabalho.Na noite de 10 de outubro de 1917, como era seu costume, Delmiro Gouveia sentara-se na sua cadeira de vime, no alpendre do chalé, debaixo de uma lâmpada elétrica forte que iluminava sua figura vestida de branco. Abriu os jornais para ler as notícias. Eram 21 horas. Por entre as plantas do jardim se esgueiraram três "cabras" armados de rifle. Apontaram: um tiro pegou num braço, um se perdeu, o outro feriu Delmiro no coração. Toda a cidade de Pedra acordou. Cem armas de fogo foram passadas às mãos dos trabalhadores que partiram em todas as direções, chorando pelas estradas." Mistério....



As espetaculares conferências de Voldi Ribeiro, nos trazendo a riqueza de detalhes e a grandeza da saga que foi a vida desse grande empreendedor dos sertões e das metrópolis, chamado Delmiro Gouveia e as reflexões e provocações trazidas por Gilmar Teixeira em seu extraordinário "Quem matou Delmiro Gouveia" fizeram da tarde do quarto dia de Cariri Cangaço, um momento único.

Manoel Severo

3 comentários:

Anônimo disse...

O público presente, com certeza, adquiriu novos conhecimentos em torno do emblemático coronel-industrial Delmiro Gouveia. Quanto mais se pesquisa a vida do "redentor dos sertões", como o classifica Maynard (2008), mais questões vão surgindo e, consequentemente, mais oportunidades de publicações, assim como fez o estimado Gilmar Teixeira. que sua obra sirva de referência e de motivação para os "Delmirólogos"!!!!

Eloísa Farias
Brasília/DF

Anônimo disse...

So lamentamos nao termos tido condições de transporte para ir ate a chapada para a palestra.

seria bom se o Cariri Cangaço pensasse nisso nos proximos anos.

Abraços

Gerardo Brito - Crato - Ceará

Aderbal disse...

Cabra de coragem esse Gilmar. Valeu amigo pelo desafio. Aderbal Nogueira