A musicalidade de Múcio no Cariri Cangaço 2011

Múcio Procópio, Conferencista do último dia de Cariri Cangaço

A última Conferência do terceiro Cariri Cangaço, acabou fechando com chave de ouro a mais festejada de todas as edições de nosso seminário. Tendo como auxiliares na Mesa de Apresentação; o talento e a sensibilidade de Kiko Monteiro e Carlos Elydio, o sensacional Múcio Procópio nos presenteou com uma verdadeira viagem através do tempo e do espaço, nos trazendo a história da música brasileira e sobretudo nordestina, da gema, nossa, só nossa!


Por mais de duas horas a platéia atenta e privilegiada que teve o prazer de estar no auditorio nobre do Hotel Pasargada em Crato, na manhã do domingo, dia 25 de setembro, último dia de Cariri Cangaço 2011; pode acompanhar a trajetória dos ritmos, do sentimento e da alma daqueles que fizeram de sonhos...música e de música...sonhos.

Chamego, coco, frevo, marcha e forró... Samba-canção, xaxato, xote e baião... Toada, arrasta-pé, batuque e rojão... Era o talento de um Múcio renovado, remoçado pelo entusiasmo de uma paixão, uma de suas paixões: A Música genoinamente do Brasil, não do Brasil comercial, mas do Brasil dos rincões, das grotas e dos quintais, dos de bom coração, música boa de se ouvir, música boa de cantar e acima de tudo, música boa para se amar.

Luiz Lua Gonzaga
Jackson do Pandeiro
Orlando Dias

Augusto Calheiros, Orlando Dias, Flávio José e o grande Jackson do Pandeiro... Luiz Vieira, Trio Nordestino, João Pernambuco e o grande e maravilhoso Luiz Lua Gonzaga... Raul Seixas, Anísio Silva, Patativa do Assaré e a doce Amelinha... E muito mais, muito mais. Era um Múcio diferente, mais apaixonado ainda por estar ao lado de tão precioso tesouro, uma das razões de sua vida: A música de nosso Brasil, de nosso nordeste e de nossa gente.

Sousa Neto, Ivanildo Silveira e Antônio Amaury
Luiz Zanotti
José Peixoto Júnior

Ao final, depois de uma das maiores participações e intervenções do Cariri Cangaço, os aplausos para uma estupenda apresentação, cheia de detalhes ricos e muitas vezes desconhecidos da história da verdadeira música de nosso nordeste, trazidos com competencia e talento, firmeza e clareza, doçura e leveza, que só seriam possíveis com o quilate de um Múcio Procópio, último conferencista do Cariri Cangaço 2011... E que venha 2012, 2013, 2014.......

Manoel Severo

5 comentários:

Kiko Monteiro disse...

Obrigado pela citação coroné mas reforço que o mérito é todo de messier Múcio. Nós apenas fomos um dos privilegiados espectadores a assistir essa aula de musicalidade e valorização dos "orixás" do passado tão glorioso da MPB. Encontrei uma brecha para contar uma experiencia pessoal ligada ao prévia do reagate do rítmos "gonzageanos" no Sudeste nada mais, só pra não desperdiçar a oportunidade de compor a seleta tribuna. Mucio tu és um dos grandes amigos que o Cariri Cangaço me proporcionou. Obrigado pela atenção e interação. Como dirão na terra de Severo "AÍ EU DOU VALOR"!

Anônimo disse...

Belo texto, cheio de beleza e singeleza, Severo parabens por tudo que vc está fazendo, parabens ao senhor Múcio Procópio pela palestra sobre a Musica do Nordeste.

Rita de Cássia Lucas

Anônimo disse...

Abraços ao Mucio, parabens.

Lionel Chagas

Anônimo disse...

Fantástico, parabens a todos os senhores pelo trabalho e por engrandecerem a historia de nossas tradições.

Renato Targino

Anônimo disse...

Li alguns textos do Seminário Cariri Cangaço e não me surpreende a eloquência do teu conhecimento, sou um homem de sorte por ter um amigo com tal gabarito.
Sugiro-te que te debruces sobre o FADO, hoje Património da Humanidade, que apesar de genuinamente português tem as suas origens no remoto Brasil colonial.
Um abraço de parabéns do Luís de Portugal.