O mais importante fórum especializado nas temáticas regionais do nosso Sertão. Por:Voldi Ribeiro

Voldi Ribeiro e Manoel Severo

Caros Manoel Severo e Danielle, é como muito prazer que registro minhas impressões acerca da  III  Edição do Cariri-Cangaço, as quais relaciono a seguir; a logística foi prefeita se considerando que para além dos recursos captados se pode valorizar mesmo a articulação dos eventos com o perfeito apoio logístico disponível; a Articulação Institucional Local pôde ser pecebida claramente, o evento contou com o empenho e o zelo de cada uma das autoridades anfitriãs em cada cidade de forma dedicada respeitosa e comprometida; 

A Condução dos Trabalhos, especialmente para a Curadoria do evento pude verificar e atesto o extremo profissionalismo com que foram procedidas as providências necessárias, a 
Equipe de Apoio; todos indistintamente são dignos dos mais cordiais agradecimentos - tudo o que solicitei fui atendido com a devida atenção e gentileza;  quanto a Programação, a opinião de quem teve a oportunidade de proferri palestra é sempre dúbia se considerarmos que foi valorizado, no entanto quero expressar o quanto me enriqueceu participar e conhecer com bem mais profundidade as temáticas operadas. Quer seja pela qualidade e dedicação dos palestrantes quer seja pela importância dos assuntos.

Com relação aos Resultados, acredito que a III edição do evento foi coroada de êxitos - revelações inéditas estiveram como tônica nos diversos trabalhos apresentados e, particularmente, verifiquei o desprendimento (como valor real) em incorporar autores, lançamentos e resultados de pesquisa (como foi o meu caso), que caracteriza hoje o Cariri-Cangaço como o mais importante fórum especializado nas temáticas regionais do nosso Sertão desde já credenciando 
o Evento que já está qualificado a dar um passo mais adiante, qual seja: articular entidades afins para que se obtenha definição e destinação de recursos públicos para a realização de pesquisas e publicação de trabalhos, em perfeita sintonia com a Academia e os órgãos oficiais de fomento à pesquisa científica. Óbvio que critérios corretos e sem o rigor extremo da burocracia deverão nortear todo o processo. Coloco-me desde já disponível para contribuir com o esforço.

Como Sugestão Final, a Curadoria do Cariri-Cangaço deveria emitir um Certificado, bem e corretamente eleborado, para entregar às autoridades municipais do Legislativo e do Executivo, declarando-os como amigos do evento, atestando-os como entes comprometidos como a preservação da memória histórica de seus minicípios e, por fim, declarando como amigos o próprio povo de cada um.


Bem, caros Severo e Danille isto é um puco do que vi e ouvi por aí durante o período de 20 a 25 de setembro próximo, passado.


Cordiais abraços,

Voldi Ribeiro

Sociólogo e pesquisador.

Paulo Afonso, Bahia

3 comentários:

Anônimo disse...

Voldi - voce é um grande mestre dos estudos do cangaço - parabens e obrigado pela companhia. Saude - Abraço.Alfredo Bonessi -SBEC-GECC

Edvaldo A. Feitosa disse...

Caro amigo Voldi Ribeiro.

Não participei deste evento, mas fiquei feliz em ver pela NET, todos vocês.Vejo que a sua observação e apoio é de grande valia para este fórum literário e cultural que é o Cariri Cangaço.Parabéns a todos pela organização do evento.

Cordialmente,
Edvaldo A.Feitosa.
Água Branca- Alagoas.

Anônimo disse...

Voldi Ribeiro,
Camarada de boa conversa, interesses vários, musicalidade aflorada...
Pena não termos tido oportunidade de prosearmos mais. Espero não faltar oportunidade de agora em diante.
Ah...é lógico que não podia deixar de mencionar que a sua descoberta (data de nascimento de Maria Bonita) foi bombástica. Todos ficaram pasmos!
Parabéns pelo trabalho de pesquisa e inté qualquer hora dessas.
Felipe Passos
Macaé/RJ