Ralph Della Cava recebe título em Juazeiro

O primeiro escritor do exterior a pesquisar sobre os fatos miraculosos de Juazeiro do Norte recebeu uma Placa Comemorativa ao Centenário da cidade em noite de festas nesta quinta-feira no Memorial Padre Cícero. O professor e antropólogo Ralph Della Cava da Universidade de Columbia em Nova York (EUA) é o autor do livro “Milagre em Joaseiro”. A obra foi definida pelo reitor da UFC, Jesualdo Farias, como responsável na geração de estudiosos e escritores em torno do tema.
 
Ralph Della Cava recebendo placa do Prefeito Santana

A placa foi entregue pelo prefeito Manoel Santana que elogiou a “clareza” como Ralph Della Cava narrou a história de Padre Cícero em sua obra. Na oportunidade, foram lançados mais cinco livros da Coleção Centenário: a reedição do “Patriarca do Juazeiro” do padre Azarias Sobreira, “Mistério do Juazeiro”, de Manoel Pereira Diniz e “Joaseiro do Padre Cícero e a Revolução de 1914”, de Irineu Pinheiro, além de dois livros inéditos: “Rostos de Juazeiro”, de Raimundo Araújo; e “Padre Cícero e Juazeiro – Textos Reunidos Coletânea sobre Padre Cícero”, do Padre Neri Feitosa.
 
No seu discurso, o escritor norte americano disse se sentir honrado em receber homenagens na presença de tantos juazeirenses. Conforme garantiu, o seu amor, afeto e carinho por Juazeiro do Norte só crescem. Se referindo aos livros, o prefeito Santana disse que estes resgatam fatos que, as vezes, passaram até despercebidos e nos levam de volta ao tempo se tornando importantes. Para ele, são livros que levam “para bem longe a bonita história de Juazeiro”.
 
Já o reitor Jesualdo Farias destacou a agenda de contribuições dadas pela Universidade Federal do Ceará para o Centenário de Juazeiro e ouviu elogios do prefeito Santana citando-o como o grande artífice para implantação da Universidade Federal do Cariri. “Se não fosse ele à frente da UFC no Ceará, não teríamos nossa universidade”, disse ganhando os aplausos dos presentes. Discursaram ainda o presidente do Conselho Editorial da Coleção Centenário, Renato Casimiro, para quem Ralph Della Cava viveu uma fase de poucos recursos bibliográficos e inspirou muitos autores. Ele disse da pretensão em lançar mais livros lembrando que essa fase inicial já atingiu 20 volumes. Já o presidente da Comissão Organizadora do Centenário, Geraldo Barbosa, destacou a importância das reedições no sentido de fazer chegar as mãos de uma nova Gama de leitores difundindo cada vez mais a nossa história.
 
O gerente do Centro Cultural BNB Cariri, Lênin Falcão, destacou a honradez do Banco do Nordeste em poder participar desse momento histórico. Na noite desta sexta-feira, no Campus da UFC, Ralph Della Cava receberá o título de Doutor Honoris Causa da instituição. A programação desta semana será encerrada com um show do cantor Fábio Carneirinho em homenagem aos fiéis que participam da festa em louvor à São Francisco. Será na noite deste sábado na Praça das Almas promovido pela Prefeitura de Juazeiro.

Postado por BETO FERNANDES

Um comentário:

José Cícero disse...

UM DEDO PROSA...
Della Cava é ainda agora, uma das minhas memórias mais afetivas em termos de leitura, quando da minha meninice(por sinal uma das primeiras seletivas que fiz dentro da perspectiva histórica caririense e nordestina)assim como foi Monteiro Lobado e José Mauro de Vasconcelos - meu batizo de fogo e sangue fundamental para que eu tomasse gosto pelo mundo da literatura. Uma pena não ter dito a oportunidade(agora) de vê-lo mais de perto na Juazeiro do meu padim. Olho por Ralph e sinto o quanto o tempo nos é implacável... posto que foi com se fosse ontem o célebre livro "milagre em Joaseiro".
Valeu cambada do CC...
José Cícero
Aurora-CE
....................
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com