Brasília, capital federal; e o Cariri Cangaço


Ana Lourença e Manoel Severo

Estivemos no final do ano passado, visitando o Distrito Federal. Por entre os compromissos profissionais e familares, não poderia deixar de entrar em contato com amigos que estão radicados em Brasília, mas que têm o coração e a alma inteiramente ligados ao nosso torrão nordestino.

Moreno e Durvinha entre os confrades da SBEC, no Seminário Internacional de Brasília.

Tive o privilégio de jantar ao lado da pesquisadora e professora Ana Lourença, uma das promotoras do Seminário Internacional do Cangaço, acontecido na capital federal. Com certeza fui confirmar sua presença entre os muitos amigos que estarão no Cariri Cangaço 2010 e aproveitar para batermos um longo papo sobre "estes" assuntos todos que não nos interessa muito...cangaço, nordeste, folclore, arte, cultura, etc, etc, etc... Abração.  

Manoel Severo

NOTA CARIRI CANGAÇO: Da capital federal já temos a confirmação das presenças de Ana Lourença, José Peixoto Júnior, Pedro Henrique Barbosa e Vicente Landim de Macedo.

5 comentários:

Hugo Sobreira disse...

Meu querido! Quanta saudade e quanta alegria de ver esse movimento incrível! Quanto resgate histórico está a nos proporcionar! Eu e Janinha só temos felicidade de sermos tão próximos de pessoas maravilhosas como você e Dani. Valeu demais! Passarei a ser assíduo frequentador destas páginas, afinal, quanta fonte séria encontrei aqui! Muito obrigado e força sempre!
Hugo Esmeraldo Sobreira

Hugo Sobreira disse...

P.S.: Só um pedido: por acaso você teria algum material a publicar sobre aquele bando de irmãos que formaram um grupo cangaceiro em Barbalha? Me foge o nome deles agora, infelizmente...rsrs
Atencioso e ansioso, Hugo Sobreira

Anônimo disse...

Caro Hugo Sobreira,

Sem esperar a resposta do Severo, já adianto a vc a respeito do grupo de cangaceiros de Barbalha: Irmãos Marcelinos; com Lua Branca, Vinte e Dois e o temido Bom de Vera. Esses agiam com e sem Lampião, geralmente estavam atuando nas regiões da Chapada e também na Paraíba.Bom de Vera foi o primeiro a tombar morto, depois veio a morte de Vinte e Dois e por fim, na famosa chacina do Alto do Leitão (Barbalha) seria assassinado Lua Branca.

Demetrios Lopes - Juazeiro do Norte

CARIRI CANGAÇO disse...

Que coisa boa reencontrá-lo meu querido amigo Hugo, saudades de vcs. Puxa vida! Que surpresa agradável e que me enche de satisfação sua visita em nosso Blog. Seja bem vindo a família Cariri Cangaço.

Saiba que para nós é uma grande honra acolhê-lo. Com certeza teremos mais uma voz, extremamente abalisada e lúcida para nos ajudar a fortalecer o sentimento de resgate de nossas raízes, cultura, história.

Quanto aos Marcelinos, que inclusive o companheiro de Juazeiro do Norte, Demetrios já explanou e muito bem, gostaria de dizer que no Cariri Cangaço do ano passado tivemos uma palestra sobre os mesmos, com o escritor e poeta Peixoto Junior. Veja se consegue ver "Bom de Veras e seus Irmãos" obra imperdível do amigo Peixoto e relançada no Cariri Cangaço.

Querido amigo tive o privilégio de conhecer 3 pequenas pérolas durante o Festival da Canção; parabéns pelos anjos de luz que são seus filhos.
Beijo em minha doce Janinha.

Manoel Severo - Cariri Cangaço

Hugo Sobreira disse...

Ave Maria! Esse passa a ser meu blog preferido! (depois do blog de Janinha, claro, rsrsrs). Pois é, meu querido Severo, que bom! Grande recepção, maravilhoso acolhimento, postagens incríveis, como poderia não participar e indicar tamanha mina de ouro? E já agradeço ao amigo Demetrios. Abraços e até mais! Hugo Sobreira