Paulo Afonso Realiza Seminário Internacional de Maria Bonita




UNEB – Universidade do estado da Bahia e Prefeitura Municipal de Paulo Afonso Realizam o Seminário do centenário de Maria Bonita



CENTENÁRIO DE MARIA BONITA: RAINHA DO CANGAÇO

II Seminário Internacional

Campus VIII da UNEB e Prefeitura Municipal de Paulo Afonso realizarão o II Seminário Internacional sobre o Centenário de Nascimento de Maria Bonita, com o tema: Diferentes Contextos que Envolveram a Vida da Rainha do Cangaço. Este evento, que reserva participação de lideranças políticas, pesquisadores, ex-cangaceiros e os parentes de Maria Bonita, vai mobilizar a comunidade em geral para discutir aspectos da participação dessa Mulher que marcou a história do cangaço e que nasceu em Paulo Afonso, no povoado Malhada da Caiçara.

Universidade do Estado da Bahia-DEDC VIII (UNEB) em 2009 realizou o I Seminário Internacional sobre o Centenário de Nascimento de Maria Bonita, parte de um projeto pioneiro, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e outros parceiros. A meta dessa proposta pioneira foi a realização de três grandes eventos que culminará com a realização do III Seminário em 2011, ano em que Maria Bonita completaria 100 anos de idade.

O evento acontecerá de 8 a 10 de março, no auditório do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VIII da UNEB, contando com a participação de lideranças políticas, escritores e pesquisadores de todo Brasil.

O Seminário será prestigiado ainda por Teófilo Pires do Nascimento (ex-soldado da volante) e Aristeia Soares de Lima (ex-cangaceira), Neli Conceição e João Souto, filhos do casal de cangaceiros Moreno e Durvinha, além dos parentes de Maria Bonita: Eribaldo Gomes de Oliveira e Adelmo Gomes de Oliveira, que também receberão os participantes na casa onde morou Maria Bonita, local onde ela conheceu Lampião.

Os interessados em receber o material e o certificado do evento, podem garantir participação até o dia 8 de março. A inscrição poderá ser feita no NECTAS/UNEB (Núcleo de Estudos em Comunidades e Povos Tradicionais e Ações Socioambientais), no DEDC VIII. Os 200 primeiros inscritos terão direito à todo material do evento do I Seminário Internacional, realizado em 2009.


Fonte: joaodesousalima.blogspot.com

Nenhum comentário: