Cariri Cangaço 2010 Visita Aurora


Estação da Ingazeiras, aqui foi morto Isaias Arruda

Aurora, município localizado na parte meridional do estado do Ceará, fincado na região do Cariri, tem limites com os municípios de Lavras da Mangabeira, Missão Velha, Ipaumirim, Milagres, Barro e Cachoeira dos Índios. Possui cerca de 30 mil habitantes e dentre seus distritos se destacam Ingazeiras e Tipi.

A história de Aurora remonta os idos de 1817, com a chegada do padre Antonio Leite Oliveira à Fazenda Logradouro comprada a Antonio Lopes de Andrade, propriciando a criação do povoado á beira do Rio Salgado e aproveitando o fluxo de viajentes que usavam a passagem entre os muitos lugarejos do baixo Jaguaribe e do Cariri. Em 1837 o coronel Francisco Xavier de Sousa edificou na mesma fazenda Logradouro uma capela que tinha como padroeiro o Menino Jesus, construída a pedido de sua esposa, que por sua vez era descendente do padre Antonio Leite.

Segundo conta-se, o coronel Francisco Xavier de Sousa mantinha uma concubina de nome Aurora, que por sua vez morava em um pequeno barraco, travestido de uma pequena venda comercial; às margens do belo rio Salgado; onde paravam os viajantes e almocreves que transitavam pelo lugar. A partir desse ponto de comércio se denominou o lugar de "Venda" que perdurou até ter seu nome mudado para Aurora, em nítida referencia à amada do Coronel Xavier de Sousa.

Aurora é berço de Marica Macedo, uma das mais significativas personagens do corenelismo sertanejo do nordeste. Nascida e criada no Tipi se notabilizou pela forte personalidade e pelo poder; Em Aurora também vamos encontrar a Serra do Diamante, a Fazenda Ipueiras, fortaleza de Isaias Arruda, as Minas do Coxá e o fenomenal Fogo do Taveira; aqui também,, na Estação da Ingazeiras, perdeu a vida, atingido por balaços da família Paulino, o grande coronel Isaias Arruda.

Em 2010 o Cariri Cangaço estará proporcionando a seus participantes uma visita á simpática Aurora, conhecendo os principais pontos da história dessa maravilhosa cidade do cariri e ainda tendo a oportunidade de participarmos de Palestra sobre a brava Marica Macedo, por seu neto, advogado e escritor, Vicente Landim de Macedo.

Manoel Severo e Vicente Landim de Macedo

Prezado Manoel Severo, jamais poderei deixar de aceitar o convite para realizar a palestra sobre minha avó Marica Macêdo ou Marica do Tipi. Na progração de visitas é interessante incluir a visita ao Sítio Jirimum e a um dos açudes que ficava na propriedade que era de meu pai, ambos no Tipi,  onde Lampião esteve e onde manteve contato com meu pai. Aliás Lampião passou 03(tres) vezes pelo Tipi. Depois falaremos com mais calma sobre tal assunto, aliáis irá constar  da minha palestra sobre vó Marica. Mais uma vez estou ao seu inteiro dispor e reitero meus votos de um 2010 com muita Paz, Saúde, Felicidades e sucesso em seus empreendimentos.

 Cordialmente. Vicente Landim de Macêdo.



3 comentários:

Anônimo disse...

Oportunidade ímpar em termos uma palestra sobre Marica do Tipi. parabéns a todos da SBEC.

José Sales - Fortaleza

Helio disse...

Já comentei na postagem acima. Ponto maior para o Cariri Cangaço em também trazer temas ligados à nossa região. Aurora não poderia ficar de fora do Cariri Cangaço.

Parabens ao Severo e a SBEC.

Professor Mario Helio

Anônimo disse...

Esse cel. Isaias Arruda era realmente quem mandava em Aurora e Missão Velha. Foi o grande cérebro do ataque de Lampião e seus sequazes ao Rn e Mossoró, empreitada que deu com os burros nágua, daí ele ter afastado de Lampião e ter tramado a morte do Rei do Cangaço. Lampião escapou e anos mais tarde foi vingado com a morte de Isaias.

saudações.

Demétrius Lopes - Juazeiro do Norte