A Porta de Entrada de Nosso Cariri: Missão Velha




Inauguração da Estação de Missão Velha, 1925
Cortesia Renato Cassimiro, acervo Memorial Padre Cícero

Uma das maiores surpresas do Cariri Cangaço foi a espetacular participação do município de Missão Velha, desde o apoio firme e decidido da equipe do prefeito Washington Fechine, dos Secretários Moreira Paz e Amélia Linard, e todo o pessoal de nosso amigo Rodrigo Torres, que se desdobrou sobremaneira para que tudo corresse bem.

Missão Velha é  a porta de entrada de nosso Cariri, ali pela fronteira com a simpática e acolhedora Barbalha foi erquido o Engenho de Santa Teresa, origem e berço dos Terésios, tradicional tronco de "todas as origens" desse lado de cá de nosso Ceará.


Bosco André, Maraton Linard, José Ivo Dantas e Carlos Macedo

Na manhã do domingo, 27 de setembro, recebemos uma verdadeira aula do grande amigo e historiador, professor Bosco André, que nos brindou com passagens marcantes da ligação de Lampião com a região do Cariri; as várias visitas e incurssões do líder cangaceiro pelas terras de Missão Velha, notadamente pela famosa fazenda Serra do Mato do Cel. Santana e as ligações com o prefeito Isaias Arruda. Realmente uma grande oportunidade de conhecer mais de perto toda essa história.


Aderbal, Lívio, Amaury e Waldir; a caminho de Missão Velha


João de Sousa e Alcino Costa em Missão Velha


Dona Eailce, Carlos Elydio, Amaury e Magérbio de Lucena


Peixoto Junior, Prof. Pereira e Dona Fátima, Messias e Dra. Francisquinha



Alcino, João de Sousa, Aderbal e Kiko Monteiro

NOTA CARIRI CANGAÇO: As imagens se referem a palestra do professor Bosco André, na manhã do dia 27 de setembro no Salão Paroquial de Missão Velha, último dia do Cariri Cangaço.



Nenhum comentário: