Paranatama a famosa Serrinha do Catimbau



Matriz de Paranatama

Paranatama; a nossa Serrinha do Catimbau, era território do município de Garanhuns. Conhecido também como Itacoatiara, teve em 1943, através de Decreto-lei estadual de 31 de Dezembro,  a mudança de sua denominação para Paranatama. O município de Paranatama foi criado em 20 de Dezembro de 1963, sendo desmembrado de Garanhuns. Administrativamente, Paranatama é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Brejo Velho e Campo Sujo.

Localizado dentro do Parque Nacional da Serra do Catimbau. Antigo Vale do Catimbau; Parque criado em dezembro de 2002, entre o Agreste e o Sertão pernambucano, preserva um das últimas áreas de Caatinga . Considerada Área de Extrema Importância Biológica, a unidade apresenta também registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de pelo menos 6000 anos. Os pesquisadores acharam 30 sítios arqueológicos no Vale do Catimbau. Com isso, o Catimbau é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, perdendo somente para a Serra da Capivara, no Piauí.



Jailma Teixeira, Severo, Maria Aparecida e Vilela, em Paranatama

Aqui, a Organização do Cariri Cangaço foi recebida pela Secretária de Educação do Município Maria Aparecida de Melo Silva e por Jailma Teixeira, filha do prefeito municipal José Teixeira. Na oportunidade os representantes do município receberam o convite para estarem em Agosto participando do Cariri Cangaço, no Ceará. Além do convite oficial ao município foi discutida também a realização em Paranatama , de seminário sobre o Cangaço, com o apoio da SBEC e do Cariri Cangaço e com as presenças de pesquisadores de todo o nordeste, coordenado pelo pesquisador Antônio Vilela.

Segundo Vilela, "a idéia é reunirmos aqui em Paranatama os pesquisadores do cangaço e promovermos um seminário sobre a presença de Virgulino Lampião no Agreste Pernambucano, com o apoio da municipalidade, da nossa SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e agora com o apoio forte do Cariri Cangaço."

Manoel Severo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro organizador do Seminário Cariri Cangaço, sendo apaixonado pelo tema, gostaria de saber o preço e como adquirir o CD ou DVD do Seminário de 2009. Se o senhor dispuser, também gostaria que me informasse quem foi o autor do "Ataque à Fazenda Guaribas", que foi publicado no livro "Serrote Preto - Lampião e seus sequazes". Muito obrigado e aguardo suas informações.
Atenciosamente,

Adalberto Jordão da Silva

CARIRI CANGAÇO disse...

Prezado Adalberto,

Satisfação receber sua mensagem. Estamos finalizando a edição dos DVDs Cariri Cangaço 2009, foram mais de 56 horas de gravação e a edição carece de todo esse cuidado e tempo.

De antemão te adianto que teremos um BOX com cerca de 10 DVD's que será o evento completo, mas teremos também um único DVD com o Documentário do mesmo, logo logo estaremos disponibilizando a informação de como adquirir através da Rede CARIRI CANGAÇO e neste Blog.

O Combate de Guaribas, no município de Porteiras no Cariri cearense, foi comandado pelo Tenente José Bezerra da policia do Ceará e contou ainda com o apoio de volantes de PE e PB, contra o coronel Chico Chicote e os seus; em breve estaremos postando uma matéria sobre o ocorrido.

Manoel Severo - Cariri Cangaço.

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Grande Vilela, parabéns por ciceronear o companheiro Severo nessa sua viagem. Fiquei lembrando da minha estada por aí com os amigos Ângelo Osmiro e Valdir. Em uma hora dessas pretendo também colocar em DVD as inúmeres horas de gravação que fizemos aí com pessoas remanescentes do ataque de Lampião. Com certeza agradará a todos, pois são testemunhas oculares dessa história. Acredito que pelo tempo que passou desde a nossa gravação muitas já nao estejam entre nós, porém os fatos gravados ficarão para todo o sempre como um registro da história. Sem a sua ajuda não teríamos conseguido esse registro. Meu muito obrigado. Quanto ao colega que perguntou sobre os DVD's do Cariri Cangaço, posso dizer que aguarde muitas surpresas, pois tudo foi registrado nos mínimos detalhes, que certamente surpreenderá até aqueles que lá estiveram. Todas as palestras na íntegra, todas as visitas técnicas, inúmeros depoimentos que foram colhidos durante todos os dias, muitas brincadeiras, que com certeza vai matar um pouco a saudade dos que participaram e vai deixar aqueles que não puderam participar doidos de vontade que o próximo chegue logo. Em breve o amigo Severo vai entrar em contato com todos para falar do lançamento do mesmo. Valeu e até mais.

Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

Aderbal, realmente todos estamos esperando o lançamento do DVD cariri cangaço 1, e o que com certeza vai marcar o referido vídeo é o que vc mesmo falou os muitos depoimentos "em off" que sua equipe pegou, foram muitos pesquisadores, inclusive muitos deles que não fizeram palestra, eram somente convidados, daí ser importante o vídeo que vcs vão fazer trazer esses depoimentos que se unirão ás palestras.

valeu e quando tiverem o preço e como comprar informe a todos.

Abraços e até 2010.

Francisco de Alencar Lima - Crato

CARIRI CANGAÇO disse...

Grande companheiro Aderbal, muito obrigado por todo seu trabalho, sei o quanto foi dureza aqueles sete dias de andanças, mas sua equipe: Victor, Zé Wilson, Adriano e Péricles; se desdobraram como gigantes, estando ao lado de todo o Cariri Cangaço, sem serem notados, e ao final com certeza teremos um espetacular trabalho, gostaria de público reafirmar a nossa gratidão a você, meu amigio irmão, e á equipe da Laser Vídeo; com certeza teremos um maravilhoso conjunto de DVDs.

Quanto aos amigos que perguntam sobre preço, data, etc, logo que tivermos algo concreto, divulgaremos na Rede Cariri Cangaço e pelo Blog.

Manoel Severo - Cariri Cangaço