Começa a Construção do Cariri Cangaço 2010



Paulo Gastão, Severo, Lemuel e Aderbal , em Mossoró.

Foi dada a largada para o Cariri Cangaço 2010. O evento que em setembro do ano passado reuniu na região do Cariri cearense um número significativo de estudiosos da temática cangaço no Brasil, começa a ser contruido em sua versão 2010; com data pré programada para o mês de agosto de 2010, os organizadores já se movimentam na direção da escolha dos temas e palestrantes.

Neste último dia 05 de janeiro, terça-feira, a organização do Cariri Cangaço, representada por seu curador Manoel Severo, e ainda, por Danielle Esmeraldo e Gabriel Barbosa e representando o presidente da SBEC, Angelo Osmiro, o diretor Aderbal Nogueira, iniciaram uma epopéia de visitas; principiando por Mossoró, onde almoçaram com os confrades Paulo Gastão e Lemuel Rodrigues. Na oportunidade o confrade Lemuel Rodrigues recebeu os cumprimentos do Cariri Cangaço e da SBEC pelo recente sucesso da conclusão de seu doutorado.


Lemuel Rodrigues


Paulo Gastão e caderneta do Cariri Cangaço 2010

 Além da confirmação da presença dos amigos de Mossoró, também ficou confirmada a participação de Lemuel Rodrigues dentre os Conferencistas de 2010, com o tema Caldeirão do Beato Zé Lourenço. Aderbal Nogueira representando a SBEC já adiantou outra iniciativa da entidade; a formação de uma caravana de amigos para celebrar em Serra Talhada o centenário do lengendário Luiz de Cazuza, um dos últimos contemporâneos de Virgulino, o posterior Lampião; e sobrinho de José Saturnino.

De Mossoró a caravana Cariri Cangaço ainda mantém agendas em Natal, Recife, Garanhuns, Piranhas, Poço Redondo e Paulo Afonso.

Gabriel Barbosa

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezados Senhores, não participei do cangaço cariri 2009, me programei mas não deu certo, a grana tava rala..
Esse ano teremos a mesma sistemática de participação,ficha pela net? sem cobrança de valor para sssitir as palestras? quando começaremos a ter acesso ás informações?

Gostaria de dizer da minha felicidade por ter oportunidade de participar em 2010; só pelo começo do evento já se ve que é uma grande homenagem ao nordeste. Pelo que vi a primeira palestra confirmada, Caldeirão do Beato Zé Lourenço com o Professor Rodrigues já diz bem o que será esse segundo Cariri cangaço. Parabens a Severo e todos os organizadores.

Tenho amigos em Cajazeiras, que também é palco de histórias do cangaço. Vocês irão visitar Cajazeiras nesta viagem?

Cordialmente,

Rafael do Carmo - Fortaleza

Anônimo disse...

Parabens mais uma vez ao grande amigo Severo. Rapaz vc tem uma capacidade gerencial invejável e uma facilidade reunir amigos, também invejável.

Vamos em frente e o Cariri Cangaço 2010 já tá em minha agenda.

Assis.

Anônimo disse...

Nota-se que o evento Cariri Cangaço, extrapola a própria "limitação de seu nome" ; lendo os rumos do seminário, já se ver o grau de abrangencia e a riqueza dos temas.

Caldeirão do Beato Zé Lourenço é simplesmente enriquecedor, muito já se disse, mas muito ainda temos para descobrir.

Dr. Lemuel Rodrigues terá um grande desafio.Será uma satisfação conhecê-lo.

Sugiro aos organizadores que convidem também para o debate o professor da URCA Domingos Sávio, que tem um exelente trabalho sobre o tema.

Só para orientação, as palestras acontecerão em que cidade do cariri.

Dr. Ruberto Franco - Advogado
Meireles - Fortaleza CE