Honório de Medeiros e a Invasão de Mossoró



Honório de Medeiros por ocasião da Visita do Cariri Cangaço

Mais uma parada da caravana Cariri Cangaço rumo a 2010; depois de Mossoró, quando reuniu os confrades Paulo Gastão e Lemuel Rodrigues e Natal, quando encontrou Ivanildo Silveira, Sérgio Dantas, Rostand Medeiros, Múcio Amaral e João Marcílio, agora foi a vez de Tibau do Sul, um dos litorais mais previlegiados do nordeste. Ali em ambiente mais que apropriado, "Restaurante Lampião" na praia da Pipa, o encontro foi com Honório de Medeiros e Carlos Santos.

Honório de Medeiros, um dos mais festejados conferencistas de 2009, assumiu a partir daquele momento um novo desafio: Cariri Cangaço 2010, com tema mais que intrigante e polêmico: A Presença dos Conroneis nos Bastidores da Invasão a Mossoró. Além da confirmação da presença do professor Honório de Medeiros, a organização do Cariri Cangaço, através de Manoel Severo e a SBEC, através de seu diretor Aderbal Nogueira, firmaram convite oficial ao jornalista Carlos Santos, do prestigiado blog potiguar, blogdocarlossantos; a também se unir a família Cariri Cangaço, no próximo mês de agosto no cariri cearense.


Jornalista Carlos Santos, Aderbal, Honório de Medeiros e Severo


Severo e Honório


Honório e Gabriel Barbosa

Além da pauta direcionada à organização do evento de 2010, também foram discutidas outras pautas ligadas a SBEC, como a possibilidade de marcarmos; de acordo com a anuência do nosso presidente Angelo Osmiro, uma reunião extraordinária da entidade, em Fortaleza, reunindo os confrades do Nordeste, para o construção de um plano de trabalho para 2010.

Na oportunidade, Honório de Medeiros ressaltou a forma democrática e harmonica, a exemplo da edição 2009, como o Cariri Cangaço 2010 está sendo montado; "é a certeza do sucesso renovado". E quanto á sua conferencia dos "Coronéis e a Invasão de Mossoró", nada adiantou... "Terão que ir até o cariri e participar do Cariri Cangaço para conhecer mais de perto essa verdadeira epopéia que foram os bastidores do ataque a Mossoró" confirma.

Gabriel Barbosa

8 comentários:

Helio disse...

Caríssimo Severo,

A cada dia me surpreendo com a forma como você tem conduzido essa verdadeira família chamada Cariri Cangaço. Parece-me que o time; ou seja; a seleção já se preparando para entrar em campo.

Um nome como o do grande jurista e professor, além de pesquisador e escritor do cangaço, Honório de Medeiros, mostram a consolidação do evento, com nomes de peso, responsabilidade e credibilidade.

Também não poderia deixar de mandar um abraço para a SBEC, nas figuras de Osmiro, que com certeza tem estado ao lado do cariri cangãço em todas as horas.

Parabéns Severo por trazer um nome de peso como o de Honório de Medeiros, peso pesado! Quem viver verá, rsrsrsrs

Professor Mario Helio

Bruno Tavares disse...

Como sou novato no tema, peço q alguém me indique um livro do historiador Honorio Medeiros, pois tenho interesse em td que é produzido sobre o assunto.
Desde já agradeço.
Bruno

Anônimo disse...

As ligações do coronelismo com a invasão de mossoró passaria por brigas políticas ou só por motivos de dinheiro? O que Isaias Arruda tem a ver com isso? foi o cara que programou tudo? porque? só pelo dinheiro?

Abraços,

Ricardo Lima - Limoeiro do NOrte

Honório de Medeiros disse...

Caro Professor Mário Hélio, fiquei bastante honrado e feliz com sua generosidade em relação a mim e ao meu trabalho. Muito obrigado.

Caro Bruno, livro mesmo somente na área de Filosofia e Filosofia do Direito. Há vários artigos, que poderão ser lidos no meu blog: www.honoriodemedeiros.blogspot.com Em setembro, a Deus querer, no II Cariri Cangaço, eu lanço Massilon, cujo subtítulo é "As Verdadeiras Razões da Invasão de Mossoró".

Caro Anônimo: espero ter a oportunidade de responder essas questões no II Cariri Cangaço, se Deus quiser, em Agosto deste ano.

Bruno disse...

Obrigado, Sr. Honorio.

Anônimo disse...

Complementando as questões de Ricardo Lima: Quais seriam essas razões? Por acaso seria implicar uma tradicional família dominante daqui de Mossoró como uma das forças por tras do ataque?
Ih!..sei não

Helio disse...

Dr. Honório de Medeiros,

Muito obrigado pela sua atenção. Fico feliz que possamos ter esse instrumento maravilhoso que é o blog onde podemos trocar idéias e receber esse tipo de atenção.Muito obrigado mesmo; e agora sabendo que vamos ter o lançamento de seu livro sobre Massilon, no Cariri Cangaço, será algo ímpar.

Caro Ricardo, com certeza teremos muito ainda a descobrir não só dos bastidores da ação dos "coronéis" no episódio de Mossoró, mas também em quase todas as ações do cangaço no ciclo lampiônico. O que dizer de Cel. Santana, isaias Arruda, Major Zé Inácio (isso no Ceará); Audálio Tenório, Zé Abílio (Pernambuco) Zé Pereira de Princesa, Marcolino Diniz (Paraíba) e por aí vai meu amigo, tem muita história por baixo do tapete, ah isso tem.

Abraços caro Dr. Honório.

Professor Mario Helio

Anônimo disse...

Prezado amigo Severo,

Foi com enorme satisfação que recebi seu e-mail, típico da cordialidade cearense, que experimentamos na exímia recepção do I Cariri Cangaço.

O Honório Medeiros é um fidalgo, grande figura e com um senso intelectual brilhante, é sempre prazeroso conversar com ele e às vezes, discordar de algumas idéias, pois sempre enriquecemos com o conhecimento do mesmo.

Agradeço o e-mail e faço votos de um abençoado fim de semana para você e Daniele.

Abraços

Wescley Rodrigues