Quem Foi Delmiro Augusto da Cruz Gouveia Por:David Bandeira




Delmiro Gouveia, o coronel dos coronéis


Filho de um caso extraconjugal; Delmiro Augusto da Cruz Gouveia nasceu em Ipu , Ceará, em 5 de junho de 1863; transferiu-se, em 1868, junto com a mãe e a irmã Maria Augusta, para o Estado de Pernambuco. O pai, Delmiro Porfírio de Farias, faleceu em combate na Guerra do Paraguai, em 1867; a mãe, Leonila Flora da Cruz Gouveia, morreu em 1878.


Já no Recife, analfabeto e sem dinheiro, foi atrás dos primeiros trocados em modestos empregos: aprendiz de tipógrafo, bilheteiro, despachante, mascate e, finalmente, comerciante. Empregou-se em firmas do comércio de “courinhos” (pele de bode e cabra), no qual enriqueceria, mas em nenhuma delas conseguiu os objetivos que pretendia; por não se abater com fracassos, identificando oportunidades de negócio e procurando experiências similares, estava sempre disposto a assumir compromissos. Logo, cuidou de realizar vários empreendimentos de vulto, por exemplo, o contrato firmado com o Prefeito de Recife, Coelho Cintra, para a construção de um mercado – algo sem similares até então – no bairro do Derby. Arrematou a maior refinaria da América do Sul, a Usina Beltrão, para refino e embalagem de açúcar, mas, não levando muito a sério o negócio, fechou-lhe as portas pouco tempo depois.



Delmiro e Eulália, filha do Governador Sigismundo Gonçalves


Combate a oligarquia rosista em Pernambuco, logo sofrendo perseguições políticas que lhe prejudicaram os negócios. Impulsivo e temperamental, acometiam-no acessos de ira que faziam dele um homem temido, tendo colecionado, inclusive, agressões contra o vice-presidente da República (Rosa e Silva), ex-sócios, além do rapto da filha do Governador de Pernambuco Sigismundo Gonçalves. Assim, tornando sua permanência no Recife insustentável.


Visando se restabelecer financeiramente, Delmiro sai de Recife rumo a Alagoas, no final de 1902, onde, em companhia dos sócios, oficializa a firma Iona & Cia., antes denominada Iona & Krause, procurando reorganizar em Maceió, meses depois, o comércio de peles. Instalou-se no vilarejo chamado Pedra, pertencente à Matinha de Água Branca. Para tanto, valeu-se da boa acolhida de grandes chefes políticos locais: o Governador Euclides Malta e o coronel Ulisses Luna. Aos poucos, renovava a fortuna.


Tinha mesmo o dom de atrair várias senhoritas, possuiu várias namoradas, inclusive uma linda italiana. Rico, famoso, era natural que assim acontecesse. Todavia, teve seus 3 filhos com a moça que raptara, a bela Carmela Eulina do Amaral Gusmão que o abandonou junto aos filhos tempos depois.Talvez desentendimentos políticos, elevação de alíquotas e carência de uma fiscalização mais rígida levaram-no a solicitar aos empregados de sua firma de “courinhos” que averiguassem a possibilidade de trazer algumas peles, para seu curtume, sem que tivesse de pagar tributos na fronteira dos Estados de Pernambuco e Alagoas. Logo, foi acusado de contrabando pelos idos de 1909/10. No sertão alagoano, construiu a primeira hidrelétrica do Nordeste, chamada Angiquinho; uma das primeiras fábricas de linhas do Brasil, a Fábrica da Pedra, cujos trabalhadores possuíam atendimento médico, moravam na Vila Operária e despendiam serviço com carga horária de 8h diárias, com descanso semanal. Todavia, a condução dos negócios a mão-de-ferro e a disciplina na fábrica considerada rígida foram al guns dos seus registros no mundo das organizações empresariais.



Professor David Bandeira


A uma vida como a sua não podia faltar mistério. Justo no momento em que Delmiro mais crescia nos negócios, para suprir a falta de investimentos na região sertaneja, foi assassinado em seu chalé, na Vila da Pedra, na noite de 10 de outubro de 1917, aos 54 anos de idade, em condições misteriosas, atingido por uma bala no coração. A sua morte, envolta em mistério, assegurou-lhe um lugar no hall dos industriais visionários.
  
David Bandeira


NOTA CARIRI CANGAÇO: O professor David Bandeira é Administrador e autor do livro “Ousadia no Nordeste: a saga empreendedora de Delmiro Gouveia”; é um dos conferencistas do Cariri Cangaço 2010; ao lado da professor Eloisa Farias, desenvolverão o tema: Delmiro o coronel dos coronéis.


7 comentários:

Anônimo disse...

O fato é que Delmiro estava incomodando e muito o Truste Inglês da Tecelagem; o homem que conseguiu vencer o desafio das grandes cachoeiras em Paulo Afonso, foi tombado por aquilo que infelizmente move o mundo: poder econômico.

Parabens ao Cariri por trazer pesquisadores e professores para debater sobre um personagem tão importante.

Carmem Vera - Fortaleza

Anônimo disse...

Manoel Severo!

Obrigada pela atenção. sucesso na empreitada. Espero contribuir no Cariri Canagço 2010 de forma mais presente.
Ainda estou muito atarefada com trabalhos do Mestrado para concluir e depois a dissertação. Mas, planejando vou cumprindo essas tarefas que não são fáceis.
Parabéns pelo belo trabalho que vem fazendo em prol da cultura do Cariri Cangaço.
Parabéns pelo blog.
Abraços,

Célia Magalhães
Professora, Pesquisadora e Escritora

Anônimo disse...

Severo!
É maravilhoso termos você e sua equipe nesse projeto.
Sabemos que só trará grandes resultados esse magnifÍco despertar de nossa história, diante do olhar de tantas pessoas que retratam o cangaço com memoria e identidade cultural de um povo.
Parabéns e sucesso.
Conte com a nossa participação.
FOCO CONSULTORIA SOCIAL SUSTENTÁVEL.
CRISTINA MARTINS

CARIRI CANGAÇO disse...

Muito obrigado aos amigos pelo constante incentivo.

Manoel Severo

Anônimo disse...

Gostaria de comprar livros sobre Delmiro Gouveia, Pe. Cícero Romão Batista e cangaceiros: biografias, (Ousadia no Nordeste: A saga empreendedora de Delmiro Gouveia), Guerreiros do Sol, etc. E infomações sobre o seminário Cariri Cangaço.
Parabenizo pelo esforço em preservar aspectos da genuína cultura Nordestina.

celso-galo@hotmail.com

Blog do Etevaldo disse...

Grande David! Sempre brilhante.

maria disse...

ola eu gostaria muito de conpra este livro quero saber tudo sobre minha cidade onde passei minha infancia eu nao moro no brasil que posso fazer meu mail marisstyle@hotmail.com entre em contato com mingo por favor obrigada marinez lisboa