SBEC realiza reunião em Fortaleza


Alfredo Bonessi recebe Diploma de Sócio da SBEC

Aconteceu na noite da última terça-feira, mais uma reunião ordinária da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço. Tendo a frente o Presidente Ângelo Osmiro, estiveram ainda participando do encontro os sócios: Aderbal Nogueira, Valdir Junior, Alfredo Bonessi, Lívio Ferraz, Manoel Severo, Carlos, Edmilson ,Tomaz e Afranio Cysne.Na oportunidade o Presidente Ângelo Osmiro passou solenemente às mãos do pesquisador Alfredo Bonessi o título de sócio da SBEC.

Na pauta do encontro, as informações e últimos acertos relativos aos preparativos iniciais para o Cariri Cangaço 2010. Segundo Severo, o resultado do conjunto de visitas realizadas no último mês de janeiro foi muito positivo, mostrando que o Cariri Cangaço realmente já começa a se consolidar para 2010. De acordo com o Curador e Coordenador do evento já estão confirmados até o presente momento 11 palestrantes e 17 coordenadores e debatedores; a idéia em 2010 é o Cariri Cangaço promover 16 Palestras, todas elas seguidas de Mesa de Debates, ao longo dos seus 6 dias de realização.

Também foi discutido pelos presentes a organização de Caravana no segundo semestre para prestigiar a festa de centenário do grande Luiz de Cazuza, na cidade pernambucana de Serra Talhada. A idéia inicial é disponibilização de veículo tipo van, saindo de Fortaleza, passando em Mossoró e partindo para Serra Talhada, paralelamente teríamos um outro veículo saindo do Cariri direto para Serra Talhada.

 

Confrades da SBEC em reunião na útima terça-feira

Ainda dentro das discussões do encontro, foi decidido que seria marcada uma reunião extraordinária da entidade, para desta vez contar com a presença dos confrades de outros estados do nordeste, dessa forma, a data seria divulgada com antescedencia para que os sócios e amigos da SBEC pudessem se organizar para se fazerem presentes.

Uma das deliberações por parte da Presidência foi ratificar decisões já tomadas pela assembléia de sócios, na reunião extraordinária do Crato, quando ficou determinado que a SBEC faria um grande esforço de Recadastramento de seu Quadro de Sócios, como também determinaria a Fixação de Taxa Anual , a título de colaboração ; no valor de R$ 120,00 a cada associado. Dentro de alguns dias será dado início o trabalho de Recadastramento, como também será enviado ao Quadro de Associados, Comunicado Oficial da Presidência, com as referidas providências. De acordo com o presidente Ângelo Osmiro, "Estas determinações já haviam sido discutidas em Brasília e ultimamente foram decididas em nossa reunião extraordinária de Crato; assim, oportunizando o recadastramento com certeza teremos o fortalecimento da SBEC e com relação à fixação da Taxa Anual, foi determinado após debate e consenso em Crato, o valor de R$ 120,00, que os confrades poderão efetivar de uma só vez ou parcelado mensal, dentro de alguns dias estaremos divulgando um comunicado a respeito".

Gabriel Barbosa

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Manoel Severo,

Realmente o português me traiu. Moro na minha cidade natal, Mossoró-RN. Embora tenha morado na capital do estado de 1993 a 2006, quando voltei a minha amada terra de Santa Luzia. Tenho várias bibliografias acerca do maravilhoso tema: Cangaço. Acabei de adquirir a mais recente do professor Antonio Vilela, muito boa por sinal. Entrarei em contato com Ângelo, sim. Quanto ao seu blog é minha fonte diária de leitura.

Um abraço,

Edilson Segundo

Anônimo disse...

Caro Amigo Confrade Severo

Estou atentamente acompanhando a preparação do Cariri Cangaço 2010. Com certeza será uma maravilha, como o anterior.
Ontem mantive contacto com o escritor do Cangaço e Advogado paraibano Bismarck Martins de Oliveira, o mesmo lançou recentemente o livro: Histórias do Cangaço, o Saque de Souza Paraíba, em 27 de Julho de 1924. tambem tem o livro O Cangaceirismo no Nordeste. O mesmo é Campinense, mas resite no Município paraibano de Pedra de Fogo, na divisa com Pernambuco.

Na conversa perguntei porque ele não participava dos Seminários, Foruns e outros eventos do Cangaço e ele me respondeu que gostaria de participar, mas não teve oportunidade, então falei no Cariri Cangaço e ele ficou entusiasmado. Então felei pra ele que entraria em contacto com você e em seguinda vocês conversavam sobre o tema.
Estive em Canudos com Paulo Gastão e cia. Foi ótimo.

Um abraço
Professor Pereira
Cajazeiras

Manoel Severo disse...

Caro Pereira, valeu pela dica. Vamos entrar em contato com o professor Bismarck e com certeza ele e todos os amigos serão sempre bem vindos ao Cariri Cangaço.

Abraços em Dona Fátima, Dra. Francisquinha e nos amigos de Cajazeiras.

Severo