A Grota do Angico, cenário do ùltimo ato do Rei Por:Manoel Severo



O Velho Chico que nos leva a Angico


Dia 14 de janeiro, pelas oito e meia da manhã, partimos do pequeno porto de Piranhas, à bordo do "Cangaceiro" do comandante Célio, rio abaixo; rumo ao município de Poço Redondo em Sergipe, na margem direita do grande rio, destino: Trilha do Angico.


Não é necessário dizer que sempre que se fala em Angico, deve-se reservar pelo menos "um montão de tempo a perder de vista"... e ainda mais acompanhado pelos pesquisadores e queridos amigos Jairo Luiz e Alcino Costa. Foi uma festa; é verdade que vez por outra precisei entrar "no meio dos dois" para separar os sopapos, rsrsrsrs.


Mas, visitar Angico é sempre enriquecedor, podemos voltar ali por milhares de vezes, mas o que mais me encanta e chama a atenção é que sempre vamos encontrar, por incrível que possa parecer, novas impressões, percepções, versões e até...informações. E dessa vez também não poderia ser diferente. A companhia qualificada de Jairo Luiz e Alcino Costa nos garantiram, a mim, Danielle e Gabriel, que formávamos a pequena caravana, a certeza de um dia extremamente agradável e cheio de "polêmicas" como o próprio Caipira de Poço Redondo nos alerta: Mentiras e Mistérios de Angico!





Aqui temos a satisfação de postar muitas fotografias de nossa visita ao Angico. Recomendamos a todos os interessados na temática cangaço que ainda não tiveram a oportunidade de ir até lá, que o faça; hospedando em Piranhas em uma de suas acolhedoras e simpáticas pousadas e ainda reservando vaga em um dos passeios de catamarã, sempre saindo às 8:30h da manhã, fazendo o mesmo percurso feito pelo Tenente João Bezerra e seus comandados. Para o passeio procurem o amigo Célio, proprietário do barco "Cangaceiro", o resto é só descoberta e encantamento.


Manoel Severo


5 comentários:

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Que inveja! Poder estar tomando banho no Rio São Francisco e ainda ouvindo as histórias dos amigos Alcino e Jairo, dois incansáveis guardiões das histórias do sertão. Espero encontrá-los em julho aí em Piranhas. Um grande abraço e contem com o amigo de ontem, de hoje e de sempre.

Aderbal.
Valeu.

Anônimo disse...

Severo, Danielle, Gabriel, Emily e a pequena Manoela

Vocês abrilhantaram o verão de Piranhas ainda mais com a visita maravilhosa que nos proporcionou.Afinal os guardiões da história do Brasil e em especial do Cangaço é uma FAMÍLIA que cada dia torná-se mais unida.Aguardo todos vocês aqui sempre de braços abertos.E em julho estaremos aqui em Piranhas, contudo antes em Paulo Afonso e e setembro no CARIRI CANGAÇO.
Um grande abraço e nós é que agradecemos a todos vocês.

Jairo Luiz

IVANILDO ALVES DA SILVEIRA disse...

AMIGO SEVERO e DEMAIS CONFRADES DO CARIRI:

Parabéns pela "visita" á Angicos/SE, e pela maravilha de postagem/fotografias expostas, acima.
Como diz o grande "ALCINO", profundo conhecedor do sertão e da saga cangaceira, "ANGICOS" é um mistério! De fato, concordo, em parte com famoso escritor, ou seja, lá, ainda tem muita coisa a ser explorada/exlicada aos estudiosos do cangaço.
O "JAIRO" com a gentileza que lhe é peculiar, vem, há muitos anos, lutando com unhas e dentes, para a preservação do sítio histórico do cangaço e da própria cidade de Piranhas/AL.
Pegar o catamarã, e descer pelas águas calmas do "Velho Chico", apreciando toda natureza ao seu redor, além de saborear um prato típico da região que é o "PITÚ", e de estontear.

Valeu amigo SEVERO ! Suas postagens, diminui a saudade que sentimos do CARIRI CANGAÇO, e dos amigos que naquele encontro fizemos.
Um abraço a todos.
IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Membro da SBEC

Manoel Severo disse...

Aderbal, Jairo e Ivanildo

Nós do Cariri Cangaço, temos o privilégio de contar não com colaboradores, mas com amigos muito caros, que com certeza fazem de nosso esforço em construir esse evento; uma grande satisfação.

Muito obrigado de coração pelo apoio, pelo entusiasmo, pelas orientações, pelos puxões de orelha e acima de tudo pelo carinho que cada um dos amigos nos tem dedicado.

Saibam que aqui tá um "cabra" que com certeza trabalha dia e noite na direção de corresponder as expectativas de todos que acreditaram e nos ajudaram a fazer do Cariri Cangaço, uma realidade.

Abraços,

Manoel Severo - Cariri Cangaço

Anônimo disse...

Parabéns pela postagem e pelas fotografias, tenho um sonho de conhecer o lugar onde mataram Lampião.

Ana Dantas - Sousa