Theophanes Torres no Cariri Cangaço 2010




Theofanes Ferraz Torres

Uma das vertentes importantes que serão desenvolvidas no Cariri Cangaço 2010 será a presença marcante das volantes, seus comandantes e combatentes, presentes ao ciclo do cangaço do início do século passado. Expoentes como Manoel Neto, Davi Jurubeba, os irmãos Flor, João Gomes de Lira, Arlindo Rocha, Optato Gueiros, José Rufino, João Bezerra, enfim, terão suas histórias pontuadas e contadas no cariri cearense.

Uma das presenças marcantes será a do comandante Theofanes Ferraz Torres; filho do município de Floresta e um dos mais destacados militares de sua época, detentor de uma carreira meteórica e festejada, tendo seu ponto alto em 1914 quando da prisão do famoso cangaceiro Antônio Silvino.

Quem assumiu nesta última semana o compromisso de nos contar toda essa epopéia quando agosto chegar,  foi seu neto;  escritor e pesquisador Geraldo Ferraz, da cidade de Recife. Amigo Geraldo Ferraz, seja bem vindo a família Cariri Cangaço.


Severo e Geraldo Ferraz por ocasiçao de visita recente ao Recife

"Contem conosco para abordamos a atuação de Theophanes e das Polícias Militares na luta contra o banditismo. Será uma grande honra poder palestrar para pessoas tão ilustres e, principalmente, para aquelas que admiram a temática, porém, encontram-se carentes de maiores informações do fantástico Ciclo do Cangaço.
 
Informo aos amigos que estarei no dia 16, coordenando mesa, sobre Seminário de História, cuja temática será "O Ciclo das Revoluções Pernambucanas". Acreditando que ainda exista tempo, rogo ao amigo que acesse epe2010.com.br e divulgue para os companheiros.

Receba fraternal abraço do amigo/admirador"

Geraldo Ferraz

 

4 comentários:

Sérgio Dantas.'. disse...

Excelente aquisição, amigo Severo.
A presença de Geraldo em muito abrilhantará o Cariri Cangaço.
Abraço
Sérgio Dantas.'.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo termos palestras enfocando a presença e ação das volantes; apesar de episódios polêmicos e ações muitas vezes discuidas, será vital termos também espaço para esse ponto de vista.

O que sempre ouvimos dizer que as volantes eram tal qual os cangaceiros, e muitas vezes piores, usando da mesma violencia e crueldade, e muitos comentam que vários comandantes enricaram com o cangaço.

Daí ser importanta o debate.

Maria do Rosário Neves - Juazeiro do Norte CE

Anônimo disse...

Por muito tempo foram destacadas apenas coragem, destemor e valentia dos cangaceiros, quando tivemos homens da mesma estirpe ou mais valentes do que esses, dentre as forças da polícia e será salutar encontrar esses personagens no cariri cnagaço deste ano em Juazeiro.

Respeitosamente,

Professor Ricardo Lima

Anônimo disse...

Muito bom a oportunidade de se discutir a polêmica ação dos militares na época do cangaço.

Fernanda Rino - Fortaleza