Guardião do Agreste Homenageia Tenente João Bezerra

.
Volante do Tenente João Bezerra

Prezados Senhores do Blog Cariri Cangaço,

Sou policial militar do Estado de Alagoas e sirvo no maior batalhão do interior, o 3º BPM, o "Guardião do Agreste", localizado na cidade de Arapiraca. Sou um grande entusiasta deste tão rico blog que os senhores sustentam com tanta emoção e energia, trazendo as memórias e experiências das maravilhas deste tema tão importante no cenário histórico nordestino, e que por vezes é esquecido pela maior parte da população, motivo pelo qual parabenizo-lhes por tão nobre iniciativa.

Ao ingressar na polícia alagoana em 2002, fui conduzido a esta Unidade (3º BPM) que leva o nome deste herói das volantes, o 1º Tenente PMAL João Bezerra da Silva, motivo pelo qual motivei-me a desenvolver nossa página na internet para expor nossas conquistas à comunidade alagoana, bem como homenagear este nobre soldado.

Após realizar uma intensa pesquisa sobre o tema, dediquei uma página ao histórico de João Bezerra, e gostaria que os senhores, como grandes conhecedores que são do cangaço, e se não fosse abusar muito de seu precioso tempo, lessem o conteúdo e tecessem suas críticas, comentários ou opiniões sobre o texto relatado nesse site, se as mesmas conferem e estão de acordo com suas conclusões.

www.terceirobpm.com.br/p/joao-bezerra.html

Agradeço demais pela atenção.

Soldado PM James Fonseca
Pelopes - 3º BPM
.

11 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Pelo o que eu tenho estudado sobre o cangaço, o seu conteúdo está de acordo com as informações dos bons escritores sobre o João Bezerra da Silva. E além do mais, trouxe um pouco da vida e da biografia do policial, pais...

Parabéns pelo seu excelente trabalho!

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

Anônimo disse...

Senhor James, nós que somos apaixonados pelo tema do cangaço precisamos louvar a sua iniciativa e do batalhão da PM Alagoas, parabens pelo grande serviço que os senhores desenvolvem, e sobre a matéria do tenente João Bezerra, parabens pela riqueza principlamente em fotos.

Abraços,

Fernando Gregório Lacerda
Natal RN

João de Sousa Lima disse...

caro James Fonseca,
Em referência a essa fotografia postada em seu artigo, dela faleceu recentemente o sargento (na época do cangaço era soldado) Antônio Vieira.
ele encontra-se logo acima do tenente João Bezerra, do lado esquerdo de quem olha a foto.

Adriano Pinheiro disse...

Prezado amigo, parabéns pelo trabalho, só tenho uma dúvida na foto aonde se lê abaixo:"Volante alagoana posando com a cabeça de Lampião ao centro" Esta volante não seria comandada pelo Sargento Aniceto e a cabeça exposta a do cangaceiro "pontaria"?

Abraços

Lima Verde disse...

Caro James, parabens pelo site na internet, a homenagem ao tenente João Bezerra é mais que merecida, apesar de não ser um profundo conhecedor da biografia do militar, sua matéria no site satisfaz a todos que desejam se aprofundar um pouco mais ds história do cangaço. Concordo como disseram acima da riqueza das fotos.

Abraços,

Fernando C L Verde

Anônimo disse...

OBRIGADO PELA PUBLICAÇÃO E PELOS COMENTÁRIOS SOBRE A PÁGINA.

QUANTO À PERGUNTA FEITA POR ADRIANO PINHEIRO, RESPONDO QUE ESSA FOTO É UM DOS SÍMBOLOS DA CAPTURA DE LAMPIÃO PELA POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS, SENDO PUBLICADA DESDE OS PRIMÓRDIOS DE SUA HISTÓRIA COMO SENDO A CABEÇA DE VIRGULINO. MAS DIANTE DA SUA VERSÃO DE QUE SERIA O CANGACEIRO PONTARIA, VOU APROFUNDAR MINHA PESQUISA E TENTAR CONFIRMAR ESSE FATO. SE TIVER MAIORES INFORMAÇÕES, POR FAVOR COMENTE.

SAUDAÇÕES VOLANTEANAS.

Anônimo disse...

Prezado senhor James pelo que me consta, assim como o companheiro Adriano, a foto em questão, em seu site é da cabeça do cangaceiro "Pontaria", se alguém poder nos esclarecer, seria muito bom.

Henrique Lopes D'aora
Recife

Adriano Pinheiro disse...

Amigo James veja neste site mais sobre esta foto e outros comentário mais sobre o assunto http://www2.uol.com.br/lampiao/

Abraços

Anônimo disse...

Caro James Fonseca
Parabenizo-o pela iniciativa de publicar neste conceituado blog a página em homenagem ao Coronel João Bezerra.
Quanto ao que se refere ao meu pai, só tenho a agradecer pelo seu empenho em levar ao conhecimento desse grande público que forma a família “Cariri Cangaço”, essa gama de informações sobre João Bezerra e o 3º BPM, o “Guardião do Agreste” que muito nos honra em uma instituição desse porte, ter como denominação o nome do meu pai e seguindo os mesmos objetivos pelos quais ele dedicou toda a sua vida.
Fico a sua disposição para o que for do seu interesse.
Um forte abraço
Paulo Britto

Anônimo disse...

PREZADO DR. PAULO BRITTO,

PARA MIM É UMA DAS MAIORES HONRARIAS CONQUISTADAS, RECEBER UM DEPOIMENTO DO FILHO DE UM MITO, COMO FOI SEU VALENTE PAI.

AGRADEÇO MUITO PELA ATENÇÃO DISPENSADA E PRETENDO MELHORAR AINDA MAIS ESTA PÁGINA, AMPLIANDO ESSA SINGELA HOMENAGEM, A ESTE HERÓI NACIONAL ETERNIZADO COMO TENENTE JOÃO BEZERRA DA SILVA.

FICO MUITO GRATO PELAS PALAVRAS E ESTAMOS À SUA INTEIRA DISPOSIÇÃO AQUI NO 3º BATALHÃO DE ARAPIRACA.

Contato:
james.fonseca@hotmail.com

cristianodaquimica disse...

Não sou da região de Alagoas... mas gosto muito das historias sobre o Cangaço. E não creio que este senhor João Bezerra mereça homenagem qualquer. Aliás, creio que um herói nacional, foi e sempre será Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Logicamente é importante conhecer a biografia destes outros senhores que não tiveram papel importante na história Brasileira, mas foram peças que participaram da história de Lampião.
Admiro-o por esse importante trabalho. Mas gostaria aqui apenas de postar essa questão pertinente.
Então que os "Macacos" como dizia Lampião a respeito da polícia, me mordam...rsrs