Piranhas, a Pérola do São Francisco no Cariri Cangaço 2010



Piranhas, a pérola do São Francisco

Nos últimos dias 13 e 14 de janeiro, ainda dentro da primeira etapa de nossas visitas para a construção Cariri Cangaço 2010, tivemos a oportunidade de estar no municipio de Piranhas. Localizado no oeste alagoano, às margens do Rio São Francisco, Piranhas é uma pérola em meio a caatinga. Município tombado como Patrimônio Nacional, com cerca de 25 mil habitantes, tem no turismo um de seus principais vetores econômicos.

A cidade hoje administrada por uma das mais jovens prefeitas do Brasil; Melina Freitas, 25 anos; sobrinha do pesquisador e historiador Inácio de Loyola Freitas; se destaca como um dos destinos turísticos mais procurados de todo o nordeste.

Localizada à margem alagoana do Velho Chico que a separa dos municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo, no estado de Sergipe; teve partindo de seu porto fluvial, a volante do tenente João Bezerra na noite do dia 27 de julho de 1938 para o combate final contra o Rei do Cangaço, Virgulino Lampião, acoitado na Grota do Angico, cerca de 15km rio abaixo.


 Prefeita Melina Freitas, Danielle Esmeraldo, Severo e Vereador Paulo, Presidente da Câmara


Pesquisador Jairo Luiz, Severo e Danielle


Danielle Esmeraldo e Dione da Pousada Lírio do Vale


Secretário de Turismo e Cultura Cacau, ao lado de Severo e Jairo Luiz


Inácio de Loyola por ocasião do Cariri Cangaço 2009

Na oportunidade os Organizadores do Cariri Cangaço receberam a confirmação da presença da caravana de Piranhas ao Cariri Cangaço 2010, compromisso assumido pela Prefeita Melina Freitas, ressaltando a "importancia de eventos culturais do porte do Cariri Cangaço, que possibilita o interâmbio entre os vários estados do nordeste, em torno de tematica tão envolvente como o cangaço", assentua a prefeita. Também ficou certa a presença dos confrades Jairo Luiz e do Secretário de Turismo e Cultura Cacau; ambos estiveram na edição 2009 do Cariri Cangaço ao lado do grande pesquisador Inácio de Loyola.

Manoel Severo

2 comentários:

Helio disse...

Caro Severo, vou tirar umas férias iguais as suas, que coisa heim meu amigo, da próxima vez convide os amigos para essa "epopéia de visitas" como vc mesmo diz, rsrsrsrs.

Meu amigo parabéns pela sua determinação, isso acaba sinceramente, contagiando a todos e trazendo essa alma magnífica que é o Cariri Cangaço; ainda lembro quando vc começava a falar do projeto ainda no início de 2009 e eu pensava: "esse cara é bem intensionado, mas é LOUCO!!!" e hoje temos a felicidade de ver tantos amigos envolvidos e ajudando nessa "construção" como também vc sempre fala.

Parabéns a vc, ao pessoal das prefeituras, á equipe da URCA, dos Institutos, da grande SBEC, e rever tantos pesauisadores nestas páginas do blog é muito importante.

Parabéns a Piranhas, pelo trabalho da jovem Prefeita, do secretário de Turismo e Cultura e dos pesquisadores Jairo Luiz e o grande Inácio de Loyola.

Professor Mario Hélio.

CARIRI CANGAÇO disse...

É meu caro amigo Mario Hélio, até eu achava um pouco de loucura no início; mas todos nós temos um pouco de loucos...e isso acaba trazendo talvez o tempero especial de nossa vida...rsrsrs

Valeu pelo comentário, obrigado.

Já ia esquecendo, quanto a te convidar para a próxima viagem: Tô fora!!! Conheço sua fama; ronca, conversa demais....e come por 20...rsrsrsrsrs

Abração,

Manoel Severo - Cariri Cangaço