A Trilha Por:Gabriel Barbosa



Gabriel Barbosa em Angico


Dando continuidade a postagem acima, tive a incumbência de relatar minhas impressões e sentimentos ao pisar pela primeira vez em Angico. Em outras oportunidades em que minha família fez a mesma viagem eu não estava junto e para mim era imperioso, desta vez acompanhá-los por essa viagem de "férias e de trabalho".


O mais legal foi que tudo isso aconteceu após o Cariri Cangaço. Desde pequeno que me acostumei com o interesse de meu pai pelo tema. Os livros e matérias de todas as naturezas se espalhavam pelos quatro cantos da casa, daí, eu já me sentia inteiramente familiarizado com cangaceiros, volantes, combates, enfim. Veio o Cariri Cangaço 2009 e eu e Sawanna recebemos a missão de fazer o Cerimonial. Que desafio! Não só o cerimonial em si, mas está ali, diante dos tantos que eu me acostumei a ver apenas nas capas dos livros.


As palestras se sucediam, as conversas durante o dia, as visitas, e cada vez mais me surpreendia com tamanha energia e o gigantesco acervo em torno do assunto. A cada momento me deliciava ao ouvir essa ou aquela história, que inclusive já tinha ouvido uma vez ou outra meu pai comentar. Segredo:Quando viajamos ele nos obriga a ouvir histórias do cangaço, sempre leva de dois a tres livros e um é sorteado para ler; nessa viagem estávamos com "Entre a Espada e a Lei", "Lampião Além da Versão" e "Cariri-Cangaço,Coiteiros e Adjacências", nem que não queira, agente aprende!!! rsrsrs.





Voltando a Angico, no penúltimo dia do Cariri Cangaço 2009, tivemos em Juazeiro a palestra sobre Angico, com o Dr. Amaury, Dr. Leandro e ainda com o Aderbal, Paulo Gastão, Alcino e Paulo Brito. E aquela noite em especial me trouxe muita curiosidade a cerca de Angico e agora estou aqui a escrever minhas impressões sobre o lugar.


Simplesmente fantástico. A magia que envolve Angico é algo sobrenatural, não sei se por ter tanta história ligada ao lugar; na verdade me pareceu um  leito seco de rio, talvez igual a outros muitos do sertão; mas ali estava as cruzes que marcaram a morte de Lampião, foi ali que ele deu o último suspiro, ali conversou ou planejou alguma coisa pela última vez, isso tudo me deixou pasmo, e eu estava ali; no lugar do qual me acostumei a ouvir tanta história. Obrigado ao Jairo e ao Alcino pela aula, com certeza tenho que voltar outras vezes.


Gabriel Barbosa


NOTA DO CARIRI CANGAÇO: Pedi para Gabriel escrever uma nota pequena sobre o que achou da Trilha de Angico e ele acabou me apresentando uma redação, rsrsrs. Mas, tudo bem, peço aos amigos do blog que possam dá um desconto a este "esforçado" cerimonialista e estudante de jornalismo; que já começa a se apaixonar pelo tema.


2 comentários:

Honório de Medeiros disse...

Grande Gabriel: o último parágrafo do texto é muito bom; a revelação do "segredo", melhor ainda. Parabéns!

Um abraço,

Honório de Medeiros

Anônimo disse...

Caro Gabriel, seu texto está muito bom, mostra que já desponta com a desenvoltura dos jornalistas por instinto. Parabéns.
concordo com Honório, o melhor da história foi o "segredo".Valeu.

Antonio Gilardo - Juazeiro do Norte