As imagens marcantes do Alto do Leitão

.
Rodrigo Torres, o grande anfitrião de Barbalha e do Alto do Leitão

Uma das constatações que pudemos apurar nesta segunda edição do Cariri Cangaço, em 2010, foi sem dúvidas o grau de desconhecimento que o povo do lugar tem com relação a seus cenários históricos. Em Barbalha temos um dos mais marcantes episódios da era lampiônica, a famosa chacina do "Alto do Leitão" que vitimou entre outros, o mais jovem e o último dos irmãos Marcelinos; Lua Branca; a se envolver nas lides cangaceiras.
Poucos caririenses e sobretudo de Barbalha, conhecem essa história e tão pouco esse cenário. A antiga "Estrada da Feira" ainda guarda suas marcas por entre as cercas e o que restou da caatinga bruta desses lados do sertão cearense. Aqui destacamos o cuidado e o zelo da equipe do Secretário de Cultura de Barbalha, Dorivan Amaro, tendo a frente o valoroso Rodrigo Torrres, que  não mediu esforços para que pudessemos ter mais a lume este momento único: a visita ao Alto do Leitão.

 Professor Francisco Pereira

 Antônio Vilela e Danielle Esmeraldo

João de Sousa Lima, Gonzaga de Garanhuns e João Souto, junto às cruzes do Alto do Leitão

Personagens anônimos do Alto do Leitão... Será que sabem que ali se guarda um pedaço da história marcante de nosso Cariri?

Aqui, mais um capítulo do DVD Cariri Cangaço 2010

 Parte da Caravana do Cariri Cangaço 2010, em visita ao Alto do Leitão, em Barbalha.

.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal Manoel Severo; a visita, o texto e as fotos, parabéns pelo blog, realmente muito bem construido, dinamico e atual.

Fernanda Ribeiro
Fortaleza

Yuri Luna disse...

É, o Alto do Leitão é uma visita imperdível para quem pesquisa as coisas do cangaço no cariri cearenses, mas é bol as autroridades tentarem ver uma forma de preservar aquele lugar, para que as gerações futuras possam também ter essa fonte de pesquisa viva , em Barbalha.
parabens ao Cariri Cangaço e ao Rodrigo

YURI

Anônimo disse...

Caro Yure, acredito que o trabalho realizado pelos organizadores do Cariri Cangaço, ja deu início ao processo de envolviomento das autoridades. O Severo ja conta com a parceria das prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora.
O sucesso do Cariri Cangaço acredito eu, deve-se muito ao gingatesco esforço de Manoel Severo, Danielle Esmeraldo juntamente com os municipios acima relacionados.
Parabens a todos que fazem o Cariri Cangaço.

Assis Nascimento // Mossoro-Rn

CARIRI CANGAÇO disse...

Assis, muito obrigada você e seus irmãos pelo o apoio constante que nos deram sempre. Com certeza o nosso incentivo é o reconhecimento de vocês. Abraços a todos de Mossoró.
Danielle Esmeraldo