Um pouco deste João; o de Maria Por:Lampião Aceso

 .
João de Sousa Lima e Antonio Amaury em noite de homenagens

"Como se dá a entrada de João no Cangaço?

Um dia, lá entre 1985 ou 86 João conversava com professor e amigo Edson Barreto, que lecionava na Zona Rural de Paulo Afonso/BA, Edson fez um comentário que interessaria muitos de nós: disse que ainda tinha muita gente do cangaço viva na cidade e arredores!!! A conversa se estendeu, vários relatos e ainda assim "João teimoso" finalizou dizendo que pra ele a possibilidade era pouco provável. Teimosia essa da qual ele se arrepende.Se tivesse atentado ao fato e começado nessa época muita coisa teria sido aproveitada.

Mas... tudo em seu tempo!

Hoje, João de Sousa também é uma referencia principalmente na mídia. Diversas reportagens para diversos canais já foram realizadas sob auxilio deste filho de São José do Egito/PE. Por competencia experiencia e por conhecer toda região. Este aparente "menino buchudo" é capaz de palmilhar toda a aridez do Raso da Catarina. É membro da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.

Foto para galeria...Reverendo Ivanildo Silveira, Rostand Medeiros, João de Sousa Lima, Lívio Ferraz, Kiko Monteiro e Paulo Gastão, no hall do Pasargada Parque Hotel, em Crato.

Sendo o principal responsável pela reconstrução da casa de Maria Bonita no povoado Malhada Caiçara ali também em Paulo Afonso. Criou o projeto e desde 2008 a velha casa dos Gomes é um memorial que recebe turistas de todo o mundo."


Trecho da fantástica entrevistra concedida pelo amigo João de Sousa Lima a este talentoso Kiko Monteiro, por ocasião do Cariri Cangaço 2010. Para ver toda a entrevista e conhecer um pouquinho mais de nosso "Joãozinho das meninas" , visite o maravilhoso blog do lampião aceso:
http://lampiaoaceso.blogspot.com/2010/09/prazer-em-conhecer-pesquisador-e.html

Abraço fraterno ao amigo querido João de Sousa Lima e a Kiko Monteiro

Manoel Severo
.

Nenhum comentário: