Prestes, Magérbio e Napoleão...só no Cariri Cangaço

.
Estado Maior da Coluna Prestes

A "Grande Marcha" de 1925 a 27 foi o ponto culminante de um movimento militar, denominado de Tenentismo. Esse movimento armado visava derrubar as oligarquias que dominavam o país e, posterirormente, desenvolver um conjunto de reformas institucionais, com o intuito de eliminar os vícios da República Velha. No inicio de abril de 1925, as forças gaúchas comandadas pelo capitão Luís Carlos Prestes se uniam com as tropas que fugiam de São Paulo. Os dois grupos haviam participado das rebeliões do ano anterior, mantiveram focos de resistência e procuravam manter e fortalecer sua organização, para retomar a luta pelo grande ideal: Salvar a Pátria.

Magérbio de Lucena

Depois de convencer os líderes paulistas da possibilidade da vitória contra o governo e as tropas fiéis a ele, Prestes iniciou a longa marcha afastando-se do país. A coluna atravessou o Paraguai no final de abril e voltou ao país através do Mato Grosso, do Mato Grosso, passando por Goiás, a coluna dirigiu-se para o Nordeste, atingindo o Estado do Maranhão no mês de novembro de 1925, chegando logo depois a ameaçar diretamente a cidade de Teresina. Na região nordeste os rebeldes percorreram praticamente todos os estados, chegando ao estado do Ceará em 1926.

Neste momento sob o comando de Floro Bartolomeu, os Batalhões Patrióticos, milicias armadas pelo poder central, criados para combater a Coluna, ganhou o seu mais polêmico integrante, o "Capitão Lampião", objeto de controverso convite de Padre Cícero/Floro... Esse foi o pano de fundo da espetacular Conferência do escritor Magérbio de Lucena, na última noite do Cariri Cangaço 2010.

Manoel Severo e Napoleão Tavares Neves  no  Cariri Cangaço 2010

Caro Magérbio, abraço-o.
Ninguém mais poderá ignorar a inserção da Coluna Prestes no mundo do cangaço, depois de ouvi-lo tão magnificamente na sua palestra, um dos pontos altos do Cariri Cangaço 2010. Foi magnifica a sua palavra, a sua postura cenica, a sua sabedoria. Sugiro publicação em livro. Será um grande benefício à historiografia Nordestina. Parabéns do colega e amigo,



Napoleão Tavares Neves.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Neste dia 17 de setembro, dr. Napoleão completa 80 anos. Aproveitamos para enviar-lhe uma mensagem:
Era uma vez um que, há 80 anos, nasceu menino de engenho no Belo Horizonte de um Jardim. Atravessou Porteiras, venceu Araripe, fez-se forte numa Fortaleza e na jangada da vida aportou num arRecife. Napoleão, venceu batalhas, fez-se doutor da medicina. No lombo do ideal retornou ao ninho. Vencedor sempre, tornou-se doutor nas letras, na oratória e principalmente na vida. E sua jangada continua velejando no oceano do existir, raras vezes em mares calmos, o mais das vezes vencendo procelas. Sem naufragar, sem desistir. E os 80 anos ainda o encontram menino de engenho, provando a doce rapadura quente, bebendo a deliciosa garapa, montando os burros de cambitar cana, brincando na bagaceira.
Parabéns menino de engenho. Segue em frente, felicidades ...

Anônimo disse...

Parabéns ao Dr, Napoleão pelo aniversário e parabens ao Dr. Magérbio pela brilhante palestra no Crato. Só uma coisa, afinal Lampião combateu ou não a Coluna Prestes e é verdade que o Rei do Cangaço teria afirmado em deboche a famosa frase: "quero ver se esse Prestes presta mesmo"....

Ricardo Lima